Ainda com os resquícios da tempestade Kristin na envolvência, os SMAS de Sintra procederam à reabilitação da conduta de DN 250 em betão, situada em Chão de Meninos (São Pedro de Sintra), após a deteção de uma rotura.
Dada a dimensão da conduta e o tipo de material da mesma, betão pré-esforçado, a intervenção revelou-se mais complexa tecnicamente e demorada, prolongando-se ao longo de cerca de 15 horas, tendo sido iniciada pela manhã e concluída ao final do dia.
As condições meteorológicas adversas, que se fizeram sentir com alguma intensidade, também dificultaram o andamento dos trabalhos realizados pelos operacionais dos SMAS de Sintra.
A renovação do troço da conduta, com substituição por tubagem em PVC (policloreto de vinila), obrigou ao corte no abastecimento de água na zona de Ranholas, Vale Flores, Bairro da Fonte Longa e Alto da Bonita.
Com esta obra, foi possível estancar a perda de água que resultava da rotura na conduta e, assim, contribuir para a melhoria da eficiência do sistema de distribuição do concelho de Sintra, às portas da Vila Património Mundial.
Uma intervenção que, mais uma vez, contou com o profissionalismo, empenho e dedicação dos operacionais dos SMAS de Sintra, como é apanágio nas suas três áreas de atuação (abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos), evidenciando o espírito de missão de serviço público essencial.
Atualizado a 02/02/2026