Arrancou recentemente a última fase das obras de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho, uma empreitada conjunta da Câmara Municipal e dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que implica um investimento global de 1 milhão e 751 mil euros. Com a intervenção da responsabilidade dos SMAS de Sintra a representar um investimento de 316 mil euros, a empreitada visa melhorar as condições de mobilidade pedonal, modernizar infraestruturas, requalificar pavimentos e valorizar a identidade e o ambiente rural desta povoação da freguesia de Rio de Mouro, contribuindo para a melhoria da qualidade do espaço público no sentido do seu usufruto pela população. A anteceder a intervenção de requalificação, os trabalhos compreendem a renovação das redes de abastecimento de água e de drenagem de águas residuais domésticas, a par da reformulação dos equipamentos de deposição de resíduos urbanos.
Com um prazo de execução estimado de cinco meses, culminando, assim, uma empreitada iniciada em julho de 2024, os trabalhos decorrem na Rua José Cupertino Ribeiro e na Rua Joaquim Correia de Freitas, contemplando, após os trabalhos no subsolo a cargo dos SMAS de Sintra, a execução de travessias para infraestruturas elétricas e de drenagem pluvial, bem como a requalificação e repavimentação dos pavimentos rodoviários e pedonais.
Segundo a autarquia, para reduzir os impactos da obra na circulação e no quotidiano de munícipes e automobilistas, a intervenção será executada em duas fases distintas, com condicionamentos temporários de trânsito devidamente sinalizados. Num primeiro momento, a intervenção terá lugar na Rua José Cupertino Ribeiro, desde o seu início até à Sociedade Recreativa 1.ª de Dezembro, com uma duração de dois meses. Durante este período, o acesso local será reservado a moradores, sendo efetuado exclusivamente através da rotunda de Paiões. Posteriormente, as obras contemplam o troço compreendido entre a Sociedade 1.º de Dezembro e a Rua Joaquim Correia de Freitas, estendendo-se até à Associação Promotora da Criança, com a duração prevista de três meses. Nesta fase, o acesso será assegurado pela rotunda da Loja Espaço Casa Sintra, mantendo-se sempre garantido o acesso ao núcleo de Rio de Mouro Velho.
Ainda segundo a Câmara Municipal, relativamente à circulação de viaturas pesadas, no sentido Lisboa-Sintra, estas deverão utilizar o IC19, com saída para a EN 249 | Rio de Mouro | zona comercial. No sentido Sintra-Lisboa, a circulação poderá ser efetuada pela EN 249. Manter-se-á igualmente garantido o acesso à zona central, incluindo a envolvente da Sociedade Recreativa 1.º de Dezembro e do Largo da Igreja.
Abrangendo uma área de 12.294 m2 e integrada no âmbito da Área de Reabilitação Urbana (ARU) de Rio de Mouro Velho, a empreitada decorre em torno do Largo 1.º de Dezembro que, para além do aumento e execução de passeios, vai beneficiar da criação de novo espaço de estadia. A empreitada compreenderá o reperfilamento das ruas Joaquim Correia de Freitas e José Cupertino Ribeiro, com redução da área de circulação automóvel destes arruamentos e criação de sentido único, funcionando em círculo com a Rua Elias Garcia (Estrada da Mata). Apenas o transporte coletivo vai circular nos dois sentidos através de sistema de semáforos. Os trabalhos abrangem, ainda, o reperfilamento da Rua Professora Maria de Lurdes Carvalho Faria, com relocalização do parqueamento existente e criação de 29 novos lugares de estacionamento, nas imediações da Praceta Quinta do Espírito Santo. A intervenção de requalificação da centralidade de Rio de Mouro Velho decorre em articulação entre a Câmara Municipal e os SMAS de Sintra, para minimizar os incómodos resultantes dos trabalhos.







