Estão concluídas as obras de remodelação dos coletores de drenagem de águas residuais domésticas e pluviais na escadaria da Rua do Alecrim, na Rinchoa, freguesia de Rio de Mouro, que resultaram de uma empreitada conjunta entre a Câmara Municipal e os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e implicou um investimento de 355 mil euros.
Os trabalhos, iniciados em abril do ano passado, compreenderam a instalação de novos coletores pluviais e domésticos no terreno adjacente à escadaria e a reconstrução de um troço de escadas que se encontrava em ruínas. Com a concretização desta empreitada, foi possível reabrir recentemente a escadaria da Rua do Alecrim, permitindo retomar a ligação pedonal com a Calçada da Rinchoa, facilitando, assim, o acesso dos munícipes à zona envolvente da estação ferroviária de Rio de Mouro.
A escadaria foi parcialmente interditada, em final de 2023, por não reunir as condições de segurança para a circulação pedonal, o que obrigou a elaborar um projeto de remodelação das infraestruturas de escoamento das águas residuais pluviais e domésticas. Com a conclusão da obra, que permitiu retirar ao serviço as tubagens que colapsaram e originaram danos na ligação pedonal, foi melhorado o sistema de saneamento no local, para além de restabelecer o acesso da Rua do Alecrim à Calçada da Rinchoa.















