Estão concluídos os trabalhos de requalificação da Rua Campos Monteiro e da Rua Manuel Ribeiro, nas Mercês (Freguesia de Algueirão-Mem Martins), numa empreitada que representou um investimento de cerca de 728 mil euros.
Numa intervenção que se iniciou em julho de 2024, as obras a cargo dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), nas áreas do abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos, ascenderam ao montante de 206 mil euros.
A anteceder a requalificação do espaço público, os SMAS de Sintra procederam à remodelação da rede de abastecimento de água, com substituição de tubagem sujeita a frequentes roturas, assim como à renovação da rede de saneamento. Ainda sob responsabilidade dos SMAS de Sintra, foi concretizada a instalação de contentorização de recolha de resíduos, com substituição de equipamentos de superfície por enterrados.
A empreitada visou o reperfilamento da Rua Campos Monteiro, que passou a ser dotada de sentido único, a par do ordenamento do estacionamento automóvel (com capacidade para 77 viaturas) e melhoria das condições de segurança da circulação pedonal.
Inserida no âmbito da Área de Reabilitação Urbana de Mem Martins/Rio de Mouro, a intervenção municipal permitiu a renovação do espaço público, com melhoria da drenagem do pavimento e plantação de arborização de fácil manutenção. Os trabalhos compreenderam, ainda, a supressão da interrupção da ciclovia que se desenvolve na margem esquerda da Ribeira da Laje.
No caso da Rua Manuel Ribeiro, as obras compreenderam o reperfilamento da artéria, a criação de 17 lugares de estacionamento e intervenção de arquitetura paisagística.





