Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) têm disponíveis 300 compostores domésticos no âmbito do projeto “Compostagem É Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!”, com as inscrições disponíveis em https://www.smas-sintra.pt/inscricao-compostagem-domestica/. Desde o arranque do projeto, os SMAS de Sintra já entregaram 1.800 equipamentos de compostagem, os primeiros 300 numa parceria com a Tratolixo, em 2020, e 1.500 nos últimos quatro anos, contemplando os munícipes de Sintra que dispõem de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para colocar o compostor com capacidade de 330 litros.

Disponibilizados desde o mês de Março do corrente ano, no âmbito de um lote global de 600 equipamentos, os SMAS de Sintra contam ainda com cerca de 300 compostores para serem disponibilizados gratuitamente aos munícipes sintrenses, com as inscrições a serem analisadas por ordem cronológica de submissão e o levantamento a decorrer no estaleiro dos SMAS de Sintra, situado no Ouressa Park, na sequência da confirmação dos serviços.

Para o levantamento do compostor por parte do munícipe, é necessária a assinatura de Declaração de Aceitação das normas de participação, em que é assumido o compromisso de utilizar o equipamento em exclusivo para o fim previsto, ou seja, a valorização de resíduos orgânicos. Os SMAS de Sintra efetuarão o acompanhamento e monitorização do projeto, através de visitas periódicas ou aleatórias aos participantes, a quem é disponibilizado um Guião de Compostagem e o apoio técnico necessário.

“Compostagem É Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!” procura sensibilizar para a importância da valorização dos restos alimentares não cozinhados (vegetais, cascas de frutas e outros alimentos crus) e, ainda, dos resíduos de jardins e hortas, para produção de um fertilizante rico em nutrientes (composto orgânico). Ao potenciar a valorização dos resíduos, o projeto visa a redução do seu encaminhamento para aterro.

O projeto contempla, ainda, a compostagem comunitária, realizada por escolas, entidades e grupos de moradores, que já se traduziu na atribuição de quase uma centena de equipamentos. Esta vertente será reforçada, no âmbito das Operações Integradas Locais de Algueirão-Mem Martins, Agualva-Mira Sintra e Queluz-Belas, apoiadas pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), que contempla a disponibilização de 20 equipamentos comunitários e, por outro lado, a criação de seis ilhas de compostagem urbana, a implementar em espaços verdes públicos, em parceria com as juntas de freguesia.

Atualizado a 30/10/2025