A segunda edição do Sintra Trail Cruz Alta vai decorrer no próximo domingo, dia 2 de novembro, a partir das 8h15, e promete constituir mais um momento em que se alia a prática desportiva com o contacto com a natureza e o património histórico da Serra de Sintra. O evento divide-se entre duas provas competitivas, um Trail de 20 km e o Trail Iniciação de 12,5 km, e uma Caminhada de 12,5 km, naturalmente com carácter lúdico-desportivo. As inscrições continuam disponíveis em https://sintratrail.pt/site/?local=register_cruzalta, até à véspera do evento.

Com organização da Câmara Municipal de Sintra e da HMS Sports, neste caso na vertente técnica, o Sintra Trail Cruz Alta volta a contar com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), que vai procurar minimizar a pegada ambiental da passagem dos participantes por zonas emblemáticas da área classificada como Património da Humanidade. Para além da cedência de contentorização de recolha de resíduos, seja de indiferenciados como de seletivos, os SMAS de Sintra vão garantir o abastecimento dos participantes, através de pontos de água no local de partida e de chegada (Terreiro Rainha D. Amélia), no interior do Parque da Pena e em frente do Parque de Monserrate, devendo cada inscrito ser portador de um recipiente (cantil ou garrafa).

Com partidas e chegadas em frente ao Palácio Nacional de Sintra, o percurso do Sintra Trail foi delineado, maioritariamente, em estradas de terra batida e trilhos de baixa dificuldade, com passagem por zonas emblemáticas da Vila e Serra de Sintra. Nos 20 km, após a partida, os participantes seguem para a rampa do Castelo dos Mouros,  Parque da Pena, Cruz Alta, Tapada do Mouco, Monserrate e regresso ao Centro Histórico. Já o Trail de 12,5 km e a Caminhada, sem deslocação a Monserrate, mantém a passagem pelo Parque da Pena, Cruz Alta e Tapada do Mouco. No primeiro caso, destina-se a quem está a iniciar a modalidade ou possua um nível de experiência mais reduzido, ou menor preparação física, enquanto a Caminhada é indicada para os que querem usufruir do percurso e de toda a beleza dos recantos de Sintra.

O abastecimento dos participantes abrange pontos de água disponibilizados pelos SMAS de Sintra, no local de partida e chegada e na zona do parque das merendas nas imediações da entrada do Parque de Monserrate. Os SMAS de Sintra asseguram, ainda, a cedência de contentorização de recolha de resíduos, assumindo esta prova a preocupação de minimizar a pegada ambiental da passagem dos participantes.

Atualizado a 29/10/2025