
Durante os próximos dois fins de semana de outubro, a Feira das Mercês está de regresso ao tradicional recinto que une as freguesias de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro. Entre sexta-feira e domingo, de 17 a 19 e de 24 a 26, as tradições saloias são revisitadas, com espaços de artesanato, área infantil, espetáculos e zona de restauração. À semelhança do que é habitual, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) também vão marcar presença, com um espaço próprio, em que as questões ambientais estarão em destaque, com a divulgação do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Campanha “Sintra Vidro+Vidro”.
Organizada pela Câmara Municipal de Sintra e pelas juntas de freguesia de Algueirão-Mem Martins e de Rio de Mouro, a Feira das Mercês faz com que os visitantes recuem ao século XVIII, ocasião em que foi criada em terrenos da Quinta da Tapada que pertenciam ao Marquês de Pombal. A sua origem remonta a um antigo mercado de escravos, mas a mais antiga referência documental diz respeito à Memória Paroquial de 1758, onde é referida como uma feira franca anual, que se realizava nos últimos dois domingos de Outubro.
Com características de uma feira tradicional, os saloios ali acorriam para vender os excedentes das suas produções, para adquirir géneros alimentícios, para contratação de mão de obra, mas também para lazer e para namorar no Muro do Derrete. Com o evoluir dos tempos, a feira foi-se descaracterizando, com a aposta seguinte a residir em recriar tradições, com a presença de ranchos folclóricos que evocam as profissões e as músicas de outrora, sem descurar as especialidades gastronómicas, como a Carne de Porco às Mercês, a Pera Parda, o Leitão de Negrais e a água-pé.
Os SMAS de Sintra vão sensibilizar os visitantes da Feira das Mercês para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, com enfoque no Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, assim como na Campanha “Sintra Vidro + Vidro” que pretende potenciar os indicadores de separação seletiva do vidro e sensibilizar que estamos perante um material 100% reciclável.
A Feira das Mercês vai contar com animação permanente, com a recriação de figuras típicas e músicos, para além de sessões de showcooking saloio. A abertura da feira está agendada para esta sexta-feira (dia 17), às 17h00, com o Grupo de Bombos das Mercês, com a primeira noite reservada para a atuação de Manuel do Barril (pelas 22h00). No primeiro fim de semana, vão decorrer as atuações da Orquestra Ligeira da Sociedade Filarmónica Instrução e Recreio Familiar de Lameiras (dia 18, às 16h00), com a noite reservada para as Bombocas. No domingo, além da Banda da Sociedade Filarmónica Boa União Montelavarense (16h00), a animação inclui Teatro D.Roberto pelo Fio d’Azeite (às 17h30), que voltará ao palco no domingo seguinte (dia 24).
No segundo fim de semana, os destaques recaem nas atuações noturnas de Ruth Marlene (dia 24) e de Rebeca (dia 25). A mostra etnográfica, a ter lugar no dia 24, entre as 15h00 e as 17h30, vai contar com as participações dos ranchos folclóricos do MTBA, “As Mondadeiras do Algueirão”, “As Vendedeiras” Saloias de Sintra” e ainda os grupos folclóricos de Belas e da Rinchoa. O derradeiro dia encerra com a missa e procissão, a partir das 15h00.