“Artes-Família-Natureza” é o mote de mais uma edição do Festival Imaginário, que vai decorrer no fim de semana de 27 e 28 de setembro, no palco mágico da Quinta da Ribafria. Um evento, organizado pela Byfurcação-Associação Cultural, que pretende aliar alegria, entretenimento e aventura, para todas as idades, e que conta, mais uma vez, com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Em destaque, no sábado, pelas 16h00, está a sensibilização para a necessidade de preservação da biodiversidade e da proteção de espécies, com a demonstração de voo de aves de rapina, a cargo dos Falcões no Oeste. No domingo, ao longo de todo o dia, entre as 10h00 e as 17h00, os SMAS de Sintra vão dinamizar o jogo lúdico-pedagógico “Viver a Água” e sensibilizar para projetos estruturantes como o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e a campanha “Sintra Vidro + Vidro”.

Sendo um evento para toda a família, mas com particular incidência no público mais pequeno, os SMAS de Sintra associam-se no âmbito da sua corresponsabilização no domínio da Educação e Sensibilização Ambiental, sensibilizando para a importância da necessidade de preservação da biodiversidade e de proteção de espécies, com a demonstração de voo de aves de rapina, e no âmbito das respetivas atribuições (abastecimento de água, saneamento e recolha de resíduos), com a dinamização de jogo que sensibiliza para a importância da água e a promoção da utilização eficiente do recurso. À semelhança do que sucede em muitos outros eventos, serão divulgados ainda os projetos de sustentabilidade como o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a valorização e reciclagem de têxteis e a Campanha “Sintra Vidro + Vidro”.

Com portas abertas das 10h00 às 18h00 no sábado e das 10h00 às 17h00 no domingo, com preços diários que variam dos 8 euros (3 aos 16 anos) aos 10 euros (a partir dos 17 anos) e preços para os dois dias (12 e 18 euros, respetivamente), o Festival Imaginário vai contar, entre outros motivos de interesse, com atividades permanentes, como o “Suspensório Musical-Parque Lúdico Sonoro”, um verdadeiro parque de diversões especial, espetáculos de teatro, música, dança e circo, para além de horas do conto (com Miguel Gouveia e sessões da Biblioteca Municipal de Sintra), jogos tradicionais e atividades de floresta e diversos workhops.

“O Festival Imaginário é um lugar onde os sonhos se tornam realidade. Com uma programação repleta de atividades emocionantes, espetáculos deslumbrantes e uma atmosfera acolhedora, este evento foi criado especialmente para atender às necessidades de toda a família”, salienta a organização, que dá conta que este festival se destina a todos “Desde os pequenos exploradores aos avós aventureiros, todos encontrarão algo para se encantar”. Com garantia de divertimento, fica o desafio: “preparem-se para uma experiência que ficará para sempre gravada nos vossos corações”. “O Festival Imaginário é o evento imperdível do ano, onde sorrisos, risadas e aventuras se encontram num só lugar”, salientam.

No primeiro dia, para além da demonstração de voo de aves de rapina (16h00), destaque para a performance do Homem Zebra-Gui Sancho (12h00), a peça “João e o Pé de Feijão, pela Byfurcação Teatro (15h00) e o espetáculo de circo/teatro “Surprise”, pela Companhia Pepes Show, para além do workshop “A Arte do Mosaico”, dinamizado pelo Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas. No domingo, a programação arranca com o Workshop Tangram e Pião de Madeira, por Ela Mazmanoglo (10h15), seguido de Música em Família (10h30), a peça de teatro “A Espada do Rei Artur”, pela Byfurcação Teatro (12h00), e o espetáculo de teatro, dança e música “”Ah!Ah!Ah!, pelo trio Takatum (16h30). Ao longo do dia, para além do jogo lúdico-pedagógico dos SMAS de Sintra, o Museu de História Natural de Sintra vai dinamizar as atividades “O Dinossauro Comilão” e “Era uma vez no Mesozóico”.

Com água potável reforçada por um bebedouro instalado pelos SMAS de Sintra na Quinta da Ribafria, para hidratar os visitantes e servir de apoio aos diversos eventos ali realizados, o Festival Imaginário conta ainda com espaços gastronómicos, para satisfazer os paladares mais exigentes, mas também com locais destinados a um piquenique em família ou áreas de descanso e tranquilidade, para relaxar e recarregar baterias. Motivos mais do que suficientes para um pulo a este espaço natural de Sintra, numa época que se quer de recomeços, após o início do ano letivo. Em sétima edição, com o apoio de diversas entidades como a Câmara Municipal de Sintra, a Fundação Cultursintra, a União das Freguesias de Sintra, o INATEL e a Antena 1, para além dos SMAS de Sintra, o evento promete assim aliar as Artes, a Família e a Natureza, criando memórias e momentos inesquecíveis de pura diversão.

Atualizado a 24/09/2025