Com uma forte aposta para que o Festival da Sardinha seja um evento marcado pela sustentabilidade, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão contribuir para que os resíduos alimentares ali produzidos sejam encaminhados para valorização. Para o efeito, para além da cedência de contentorização específica de deposição de restos alimentares, será promovida uma ação de sensibilização, junto da organização e do staff de apoio ao festival, para fomentar a correta separação dos resíduos e, ainda, com enfoque na prevenção do desperdício alimentar. Pelo terceiro ano consecutivo, o Festival da Sardinha promete animar a Praia Grande, entre sexta-feira e domingo, de 12 a 14 de setembro, entre as 12h00 e as 22h00.

Com a organização a cargo da CPS-Associação de Praias do Concelho de Sintra, com o apoio ainda da Câmara Municipal e da Junta de Freguesia de Colares, são muitos os motivos gastronómicos para uma deslocação à Praia Grande, para se deliciar com o sabor inconfundível da sardinha assada e de outras iguarias, como o leitão de Negrais e o pão com chouriço. Sabores de Sintra para apreciar com o mar em fundo, em final de época de Verão.

Os SMAS de Sintra vão aproveitar o evento para divulgar o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e com o intuito de que os restos alimentares sejam encaminhados para valorização, para a produção de composto para a fertilização de solos agrícolas e produção de energia, desviando, assim, estes resíduos de aterro.

Na sequência do Sintra Bodyboard Pro Fest (que decorreu entre 3 e 7 de setembro), a Praia Grande conta ainda, até ao final do Festival da Sardinha, com um ecocentro móvel, onde podem ser depositados resíduos específicos como embalagens contaminadas (como latas de tinta vazias), pequenos elétricos e eletrónicos (como ferros de engomar, torradeiras, batedeiras, calculadoras, aparelhos de rádio e telemóveis), cápsulas de café, lâmpadas LED e fluorescentes, toners e tinteiros e pilhas e baterias, que serão desviados do lixo comum e, assim, passíveis de valorização, por parte de diferentes operadores do setor.

Atualizado a 11/09/2025