Estão em fase de conclusão as obras de reabilitação da câmara de manobras e das condutas do Reservatório da Rinchoa, uma importante infraestrutura da rede de abastecimento de água que serve as localidades de Rio de Mouro, Mercês, Serra das Minas e parte de Mem Martins. Uma empreitada dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) que se iniciou em janeiro de 2024 e representou um investimento de mais de 630 mil euros, considerada prioritária dada a população que abrange, mas, fundamentalmente, pelo estado de degradação do equipamento, construído há mais de 50 anos. No planeamento da intervenção, houve a preocupação de acautelar a continuidade do abastecimento de água à população e a operacionalidade do sistema, através de um faseamento muito rigoroso dos trabalhos.

A empreitada contemplou a remodelação integral da câmara de manobras, com a substituição de todas as tubagens e válvulas, para além da reabilitação de paredes, tetos, revestimentos interiores e exteriores e a substituição da cobertura. As obras incluíram ainda a instalação de válvulas de seccionamento individual das condutas distribuidoras para Rio de Mouro e Mem Martins, incluindo a medição do caudal individual para cada uma das zonas abrangidas por este reservatório.

A intervenção de reabilitação do Reservatório da Rinchoa insere-se no âmbito da estratégia de melhoria do sistema de abastecimento de água do concelho de Sintra. Após intervenções em instalações como o Reservatório das Mercês Elevado, no Reservatório Apoiado, Estação Elevatória e Reservatório Elevado das Pedras da Granja e no Reservatório da Amoreira, os SMAS de Sintra vão avançar, em breve, com a reabilitação do Reservatório dos Gémeos, em Monte Abraão, numa empreitada com um prazo de execução de 425 dias (14 meses) e um investimento na ordem dos 500 mil euros.

Atualizado a 07/07/2025