
Rastreios, conversas com saúde, showcooking, mostra e venda de artesanato, animação de rua, atividades físicas e Happy meetings (adoção de animais) são as atividades programadas para a 4.ª Feira da Saúde e Bem-estar de Sintra, que vai ter lugar nos dias 24 e 25 de maio, nas instalações da Escola de Tecnologias Digitais Aplicadas (ISCTE-Sintra), situadas no Largo Afonso de Albuquerque, em Sintra. O evento vai contar com a participação dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), que vão distribuir água aromatizada, para salientar a qualidade da água distribuída na rede pública, e divulgar os projetos de sustentabilidade em desenvolvimento, com destaque para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a compostagem e o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis.
Os SMAS de Sintra vão marcar presença nesta iniciativa, com distribuição de água aromatizada, para promover a qualidade da água que corre nas torneiras do concelho de Sintra, que mereceu mesmo, em 2024, a atribuição do “Selo de Qualidade Exemplar de Água para Consumo Humano” por parte da entidade reguladora (ERSAR). A participação será aproveitada, ainda, para divulgar alguns dos projetos na área da sustentabilidade. Será possível mesmo a adesão ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, que confere um desconto de 2€ na fatura dos serviços de água e resíduos, proporcionando, assim, um benefício financeiro para além dos ambientais que resultam do desvio dos restos alimentares de encaminhamento para aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas.
O evento, que vai decorrer entre as 10h00 e as 19h00, sábado e domingo, pretende “promover a literacia em saúde, divulgar os programas e recursos existentes na área da vigilância e promoção da saúde, e sensibilizar a população para a prevenção e controlo de diversas patologias”. Para além do incentivo à adoção de comportamentos e atitudes de promoção da saúde e do bem-estar, através de práticas preventivas e saudáveis, os visitantes vão ter acesso gratuito a rastreios, seja de Saúde Gastrointestinal, Cardiovasculares (Medição da Pressão Arterial, Glicemia e Colesterol) e Visual, mas sem esquecer outras preocupações como o Cancro da Mama, o Cancro do Pulmão, Doenças Infeciosas, Diabetes, Obesidade Infantil e Medicina Dentária.
Aconselhamento sobre nutrição, com vista à promoção de alimentação saudável, será outro dos temas em destaque, com a vertente alimentar a ser palco de um showcooking, por parte do Chef Luís Santos (restaurante Incomum), e da apresentação de receitas, por alunos da Escola de Hotelaria de Colares. Serão dinamizadas ainda várias atividades físicas, como Ginástica, Danças, Tai Chi Chuan, Zumba, Danças Flamencas e Taekwondo. Ao longo dos dois dias, terão lugar também Conversas com Saúde, qua vão abordar temáticas como Tecnologias Digitais e Saúde; Saúde Pélvica; Fibrilhação auricular; Hiperídrose e saúde mental; A Brincadeira no Reino da Afetividade; Saúde Visual no Mundo Digital; Saúde da Mulher; Obesidade, a pandemia do século; Cancro da Mama-Fatores de Risco-Vigilância; e “Vamos conversar sobre a demência, da prevenção à reabilitação”.
A Feira da Saúde e Bem-Estar de Sintra é organizada pelo Núcleo Rotário de Desenvolvimento Comunitário de Sintra, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra, União das Freguesias de Sintra e ISCTE Sintra-Escola de Tecnologias Digitais, Economia e Sociedade.