
Com a divulgação dos projetos de sustentabilidade em curso, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes este sábado, dia 10 de maio, na 13.ª edição da Feira Solidária das Instituições, que vai decorrer no Parque Salgueiro Maia, em Massamá, numa iniciativa organizada pela União das Freguesias de Massamá e Monte Abraão. Assumindo-se como um evento que pretende dar a conhecer o trabalho desenvolvido pelas associações e instituições locais, também os SMAS de Sintra vão aproveitar para divulgar projetos como o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, a compostagem e a valorização e reciclagem de têxteis.
Agendada para sábado, com arranque às 14h00, a Feira Solidária das Instituições vai contar com a participação de inúmeras entidades que apresentarão as respetivas atividades, nos stands e no auditório do parque, ao longo da tarde. O evento inclui ainda, às 20h00, o espetáculo do artista Aragão, padrinho do Mês da Juventude 2025, numa atuação que estava programada para 22 de março e que acabou por ser adiada, devido às condições atmosféricas adversas.
Na Feira Solidária das Instituições, entre as 14h00 e as 19h00, os SMAS de Sintra vão sensibilizar para o Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos e promover a adesão por parte dos munícipes, totalmente gratuita e que confere um desconto de 2€ na fatura dos serviços de água e resíduos, proporcionando, assim, um benefício financeiro para além dos ambientais que resultam do desvio dos restos alimentares de encaminhamento para aterro e a sua valorização para a produção de energia e de composto para a fertilização dos solos agrícolas.
Para além do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, assente na atribuição de um pequeno balde de sete litros e sacos verdes, a valorização dos resíduos orgânicos compreende o projeto “Compostagem É Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente!”, que também será alvo de sensibilização. Os SMAS de Sintra vão divulgar, ainda, o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis, que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a To Be Green (Universidade do Minho), e que pretende dar uma nova vida aos resíduos têxteis, transformando-os em recursos e dando origem a novos produtos, aliando os princípios da sustentabilidade e da circularidade.