Decorrente do incidente de dia 28 de abril na rede elétrica ibérica, verificaram-se perturbações no serviço de abastecimento de água à população em algumas áreas do concelho de Sintra.

Não obstante as diligências realizadas pelos SMAS para a minimização dos impactos, a interrupção de energia impediu o funcionamento das estações de bombagem e, por conseguinte, impossibilitou o abastecimento de água à população na área de influência dessas unidades.

Apesar das reservas de água – que resultam dos 51 reservatórios que servem um território de 320 km2 – terem evitado situações mais complexas, não podemos deixar de sublinhar e reforçar que o sistema de abastecimento ao concelho é dependente quase exclusivamente do fornecimento de água por parte da EPAL, empresa que também sentiu dificuldades devido ao corte de fornecimento de energia elétrica.

Tal como aconteceu em toda a Península Ibérica, também os SMAS de Sintra ficaram privados dos serviços de telecomunicações, o que impossibilitou a disponibilização de informação aos clientes.

Com a reposição total da energia e após a EPAL ter retomado o fornecimento de água às Entidades Gestoras em baixa, foi possível normalizar as condições de funcionamento das instalações e retomar o abastecimento de água nas zonas afetadas.

Atualizado a 05/05/2025