
Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão estar presentes, entre sexta-feira e domingo (dias 11 a 13 de abril), na primeira edição da Festa da Primavera, que terá lugar no Largo dos Desportos e Juventude, em Mira Sintra. Com o tema “Primavera e Ambiente”, o evento da Junta de Freguesia de Agualva e Mira Sintra vai contar com animação, restauração e atividades para todas as idades, promovendo momentos de convívio e sensibilizando para as causas ambientais. Para além de um stand próprio, onde será possível aderir ao Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos, os SMAS de Sintra vão promover o projeto “Compostagem é Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente”, através da realização de duas sessões da ação de sensibilização “Compostagem da Avó Olinda”, sábado e domingo, às 15h00.
À semelhança do que sucede com inúmeros eventos, também a Festa da Primavera vai ser aproveitada pelos SMAS de Sintra para a apresentação de projetos ligados à sustentabilidade, com destaque para a recolha de biorresíduos e a compostagem, mas também a valorização e reciclagem de resíduos têxteis. Em relação à separação na origem de restos alimentares, será possível efetuar a adesão ao sistema, que, para além dos benefícios ambientais (desvio de encaminhamento para aterro e valorização dos biorresíduos para a produção de composto para a fertilização de solos agrícolas e a produção de energia), confere um desconto de 2 € na fatura dos serviços de água e resíduos. Para operacionalizar a adesão ao sistema, os SMAS de Sintra atribuem gratuitamente um pequeno contentor de sete litros e sacos verdes, para que os restos alimentares sejam separados nestes sacos específicos, os quais devem ser depositados nos contentores de indiferenciados.
A valorização dos resíduos orgânicos também pode ser efetuada através da compostagem, sendo que os SMAS de Sintra têm em curso o projeto “Compostagem É Reciclar e Reutilizar – Ser Melhor pelo Ambiente”, que já se traduziu na disponibilização gratuita de mais de 1.500 compostores domésticos. Recorde-se que, desde o mês de março, estão a ser atribuídos mais 600 equipamentos domésticos, com as inscrições disponíveis em https://www.smas-sintra.pt/inscricao-no-projeto-compostagem-domestica/, abrangendo os munícipes de Sintra que dispõem de espaço (quinta, horta, jardim ou terraço com local em terra) para colocar o equipamento com capacidade de 330 litros.
Sendo Mira Sintra um dos locais que integra as Operações Integradas Locais apoiadas no âmbito do PRR (Programa de Recuperação e Resiliência), que contempla a instalação de ilhas de compostagem urbana, os SMAS de Sintra vão promover, durante a Festa da Primavera, sessões de sensibilização para apresentar, de uma forma divertida e pedagógica, as técnicas básicas da compostagem. Através de um quadro encenado pela “Avó Olinda” e pelo seu “vizinho”, o público será sensibilizado para a importância da valorização dos resíduos orgânicos através da compostagem, em contraponto com o seu encaminhamento para “os animais”, como preconiza a Avó Olinda, e com o objetivo de produção de um composto para utilização em hortas e jardins, como defende o “vizinho”.
A 1.ª edição da Festa da Primavera, em Mira Sintra, decorre no seguinte horário: sexta-feira (dia 11 de março): 18h00 às 00h00; sábado (12 de março): 15h00 às 00h00; e domingo (13 de março): 15h00 às 22h00.