Sob o lema “Não Há Só Estrelas no Céu”, mas um conjunto variado de corpos celestes, a EPAV-Escola Profissional Alda Brandão de Vasconcelos, em Colares, vai ser palco, no próximo sábado (1 de outubro), entre as 21h00 e as 24h00, de uma das atividades que integra o evento “100 horas de Astronomia” da União Astronómica Internacional (IAU), neste caso organizado pelo Grupo de Astronomia Amadora de Colares. “100 horas de Astronomia” vai decorrer de norte a sul do país, para além das regiões autónomas dos Açores e Madeira, e visa proporcionar, ao maior número de pessoas, “o envolvimento com o céu de forma a ganharem uma compreensão básica do nosso ambiente astronómico”.

Com entrada gratuita, esta iniciativa vai contar com o apoio da Junta de Freguesia de Colares e a participação dos SMAS de Sintra (Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra) que, através do Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, proporcionará a realização de sessões de planetário. As sessões são asseguradas pelos SMAS de Sintra, no âmbito da missão de divulgação científica e tecnológica em que se enquadra a gestão das instalações da Ribeira de Sintra que, em 2023, assumirá o estatuto de Museu da Água e Resíduos (MAR). O futuro MAR será, ainda, um polo de referência ao nível da educação e sensibilização ambiental, na área do ciclo urbano da água e dos resíduos.

Como “Não Há Só Estrelas no Céu”, a iniciativa vai arrancar com uma palestra do Investigador do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço, Cédric Pereira, seguindo-se as observações com recurso a telescópios, do Grupo de Astronomia Amadora de Colares, e as sessões de planetário, a cargo dos SMAS de Sintra, com visualização de vídeos imersivos e imagens de corpos celestes (planetas, estrelas, galáxias…).

A observação do céu na noite de Colares, sempre dependente das condições atmosféricas, vai decorrer em simultâneo com outros pontos do território nacional, desde Viana do Castelo e Moimenta da Beira até Monsaraz e Faro, passando por Guimarães, Vila Nova de Gaia, Espinho, São Gião, Aveiro, Coimbra, Coruche, para além de Funchal e Ilha de São Miguel.

Assumindo-se como um evento de referência a nível internacional, o maior mesmo a nível nacional de observação cósmica, as “100 horas de Astronomia” da IAU, que este ano decorrem entre 1 e 4 de outubro, traduziram-se em 2021 na conquista por Portugal de um dos 10 telescópios atribuídos pela organização mundial que, após concurso entre os estabelecimentos de ensino nacionais com grupos de ciência e da rede “Ciência Ativa”, foi conquistado pelo Agrupamento de Escolas Fernando Namora (Amadora).

Para além da sessão na EPAV, que contará ainda com o apoio da Associação Portuguesa de Astrónomos Amadores, o Grupo de Colares vai realizar mais atividades no âmbito das “100 horas de Astronomia”, nomeadamente no domingo, dia 2 de outubro, entre as 15h00 e as 18h30, na Aldeia da Praia-Antiga Colónia de Férias da CP”, com o objetivo de mostrar, mais de perto, as maravilhas do Sol. No dia 3, será visitada a Casa de Repouso “Quinta de Colares”, com uma sessão dedicada a utentes, familiares e colaboradores.

Atualizado a 28/09/2022