Em pleno Centro Histórico e na Serra de Sintra, ruas, vielas, escadas, túneis, monumentos, jardins, miradouros, pontes e trilhos integram o percurso sinuoso do Sintra Trail Monte da Lua, agendado para o próximo dia 22 de outubro, a partir das 20h00, e que conta com a co-organização da Câmara de Sintra, Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) e da empresa Podium Events. Aliando a prática de exercício físico ao contacto com a natureza e o património histórico e cultural, mas também as preocupações ambientais, o Sintra Trail Monte da Lua é composto por uma corrida de 10 km, com carácter competitivo, e duas caminhadas, uma Longa (10 km) e uma Familiar (5 km), ambas de cariz lúdico-desportivo.

Com partida e chegada em frente ao Palácio da Vila, o percurso competitivo tem o limite de mil participantes, com idade mínima de 18 anos, enquanto as caminhadas estão  limitadas a duas mil pessoas, com as inscrições já abertas em https://registerandgo.net/?evento=843.

O traçado da prova de trail, com uma elevação máxima de 423 metros e mínima de 176 metros, exige dos atletas uma experiência prévia neste tipo de competições, assim como uma boa condição física e uma adequada gestão do esforço físico e mental. Os atletas dispõem de 2h30 para concluir o percurso e obrigatoriamente até 90 minutos para os primeiros 5 km. Jardins da Quinta da Regaleira, Parque das Merendas, Estrada da Pena (sentido descendente), subida à Vila Sasseti e ao Castelo dos Mouros, Monte Sereno, Calçada da Penalva, Convento da Trindade, Igreja de Santa Maria, Escadinhas da Vigia, Parque da Liberdade e Volta do Duche são alguns dos pontos de passagem. O abastecimento de água apenas será permitido ao quilómetro 7.

Mais suaves, as caminhadas também apresentam um tempo máximo de conclusão, com 3h30 para a mais extensa e 1h30 para as passadas efetuadas em jeito de convívio familiar.

À semelhança do que sucedeu na Corrida Fim da Europa, que decorreu em fevereiro, também o Sintra Trail Monte da Lua terá preocupações ambientais, fomentando a recolha seletiva de resíduos e reutilização dos recipientes de abastecimento de água. No início e final, assim como nas zonas de percurso da prova, os SMAS de Sintra vão disponibilizar equipamentos para a deposição de plásticos, no sentido da reciclagem destes resíduos, assim como contentorização para recolha de indiferenciados e de papel. Dada a distribuição de alimentos sólidos por parte da organização, no momento da chegada, estarão disponíveis também equipamentos para a recolha de biorresíduos, sendo previamente entregue um saco verde a cada participante, para a correta deposição de cascas de fruta e outros resíduos orgânicos.

Os participantes deverão adotar um comportamento responsável em relação à limpeza e preservação do meio ambiente do centro histórico e das áreas da Serra de Sintra que serão percorridas.

Inscrições e informações adicionais em www.sintratrailmontedalua.com.

Fotos Sintra Trail Monte da Lua/Agnelo Quelhas

Atualizado a 19/09/2022