No fim de semana de 13 e 14 de maio, vai ter lugar a IV edição das “24 Horas a Correr de Mem Martins”, que, mais uma vez, contam com o apoio dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra). Tendo como palco o Parque da Bacia de Retenção do Algueirão, esta prova desportiva é constituída por cinco corridas competitivas, com a duração de 24, 12, 6 e 3 horas e a Maratona Noturna, a que se junta, pela primeira vez, a corrida juvenil “Os Putos da Corrida”, destinada a jovens entre os 10 e os 16 anos. Para além de cedência de água da rede pública, para o abastecimento dos participantes no decurso do evento, os SMAS de Sintra vão disponibilizar contentorização para a correta separação dos resíduos, assim como sensibilizar para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, com particular enfoque no domínio do Sistema de Recolha Seletiva de Biorresíduos.

Os SMAS de Sintra voltam, assim, a apoiar mais uma prova que alia a prática desportiva à vertente ecológica, numa organização do Clube de Praticantes Real Academia e da Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, tendo como parceiros oficiais a Câmara de Sintra e a CP. O percurso decorre em circuito fechado, no interior do Parque da Bacia de Retenção do Algueirão e junto ao Parque de Material Circulante da CP, com uma extensão de 1660 metros, com um piso misto de alcatrão, terra batida e passadiço em madeira.

Para além da corrida principal de 24 horas, com início às 12h00 de sábado, a prova integra mais quatro corridas, as 12 horas (início às 00h00 de domingo), as 6 horas (06h00), as 3 horas (09h00) e a Maratona Noturna (00h00), com as várias provas da corrida juvenil a terem lugar na tarde de sábado (partidas entre as 15h30 e as 18h00).

No âmbito desta prova desportiva, que terminará às 12h00 de domingo, os SMAS de Sintra vão sensibilizar os participantes para a correta deposição de resíduos, em particular os biorresíduos,  assim como promover a qualidade da água da torneira. As preocupações ambientais compreendem, ainda, a limitação de produção de resíduos de plástico, não sendo disponibilizados copos e/ou garrafas de água, devendo os participantes disporem de recipiente próprio para utilização no respetivo abastecimento. Assumindo-se como uma corrida de resistência, em que o objetivo é percorrer a maior distância possível ao longo do tempo de prova, as “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra” serão, também, mais um exemplo de que é possível aliar a prática desportiva às preocupações ambientais, com pequenos gestos que fazem toda a diferença para um mundo e um ambiente melhor.

Atualizado a 04/05/2023