Com a disponibilização de água para o abastecimento dos atletas e cedência de contentorização no sentido da separação seletiva de resíduos, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) vão apoiar, mais uma vez, as “24 Horas a Correr de Mem Martins-Sintra”, uma corrida de resistência e de longa duração agendada para o próximo fim de semana, dias 10 e 11 de maio. Coorganizada pelo Clube de Praticantes Real Academia e pela Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, em parceria ainda com a Câmara de Sintra, a prova, em 6.ª edição, tem como palco o Parque de Bacia de Retenção do Algueirão e, para além da corrida de 24 horas (entre as 12h00 de sábado e as 12h00 de domingo), é constituída por mais três competições, de 12 horas, 3 horas e a Maratona Noturna.

O objetivo da competição de 24 horas é completar o maior número de voltas num percurso em circuito fechado, no interior do Parque da Bacia de Retenção do Algueirão e junto ao Parque de Material Circulante da CP, com uma extensão de 1666 metros, com um piso misto de alcatrão, terra batida e passadiço em madeira.

Em 2024, o 1.º lugar foi conquistado por Rui Luz, que percorreu 196,56 km, enquanto a geral feminina, pelo terceiro ano consecutivo, foi liderado por Isabel Moleiro. O recorde da prova, alcançado em 2023, pertence a Arsénio Santos, que efetuou 136 voltas, percorrendo um total de 225,760 km.

Com o apoio dos SMAS de Sintra, as “24 horas a Correr de Mem Martins-Sintra” assumem preocupações ambientais, ao procurar a redução e eliminação da utilização do plástico e o consumo racional de água. Para o efeito, os SMAS de Sintra disponibilizam, por um lado, contentorização para a correta separação dos resíduos e, por outro, cantis e copos reutilizáveis para facilitar o reabastecimento dos atletas, que será assegurado através de água da rede pública.

Atualizado a 07/05/2025