Tendo como palco o Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), o 18.º Fórum Resíduos decorre esta segunda e terça-feira, dias 2 e 3 de dezembro. Promovido pelo Jornal Água&Ambiente, o evento vai refletir sobre os desafios que se colocam ao setor dos resíduos, reunindo os principais especialistas e abordando as mais relevantes temáticas, com a abertura a cargo do secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa. O diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, vai participar no painel relativo ao tema “Dos têxteis aos plásticos de uso único”, agendado para o derradeiro dia do evento.

Encerrando a Semana do Ambiente, que incluiu eventos dedicados à energia e à água (este também com o apoio dos SMAS de Sintra), o 18.º Fórum Resíduos arrancou com a reflexão em torno dos investimentos previstos para o setor, no âmbito dos planos municipais, intermunicipais e multimunicipais de ação (PAPERSU), com vista ao cumprimento do Plano Estratégico para os Resíduos Urbanos até 2030. “PAPERSU: Investimentos de norte a sul” é o título do painel que conta com as intervenções de Ana Cristina Carrola (APA-Agência Portuguesa do Ambiente), Emídio Pinheiro (EGF), José Manuel Ribeiro (LIPOR), Nuno Soares (Tratolixo) e Filipe Araújo (Câmara do Porto).

Ainda ao longo da manhã do dia 2, estará em avaliação o impacto nas tarifas dos investimentos preconizados nos PAPERSU e os apoios ao investimento ao abrigo do Portugal 2030. Além de responsáveis de estruturas governamentais ligadas aos financiamentos, os painéis contam com a presença de Vera Eiró (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), Marta Neves (Valorsul) e Paulo Praça (Associação para a Gestão de Resíduos). As lições do terreno ao nível da recolha dos biorresíduos, “Biometano: Do plano à prática” e a questão do esgotamento dos aterros são as temáticas em cima da mesa na tarde do primeiro dia do evento.

Com o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis em fase de expansão a todo o concelho de Sintra, o diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, vai ser orador no painel “Dos têxteis aos plásticos de uso único”. “Que critérios e orientações vão ser definidos pela APA para os novos fluxos de resíduos?” e “O que estão a fazer os municípios para concretizar a recolha seletiva de têxteis em 2025? E que preocupações e dificuldades têm encontrado?” são algumas das questões a abordar, num painel com a participação de Mafalda Mota (APA) e Rosa Vazquez (Electrão).

Entre outros temas, o 18.º Fórum Resíduos vai abordar, ainda, a questão das embalagens, com a meta de recolha de 65% no ano de 2025, e a concretização do Sistema de Depósito e Reembolso. Também em debate a necessidade de aumento na recolha de resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos e, por outro lado, a importância do  alavancar da indústria da reciclagem, porque, com o aumento das quantidades de recicláveis que se perspetiva para os próximos anos, importa o desenvolvimento do tecido empresarial que disponha de condições para a valorização dos diferentes materiais.

Além do 18.º Fórum Resíduos, os SMAS de Sintra apoiaram a 19.ª Expo Conferência da Água, que decorreu nos dias 28 e 29 de novembro, também no LNEC. Entre os temas que estiveram em cima da mesa, no setor da água, estiveram os desafios e investimentos da produção de água para reutilização, a eficiência energética e a necessidade de redução da água não faturada/perdas de água. “Dessalinização: aproveitar um recurso amplo” foi o painel que contou com a presença do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira.

Atualizado a 17/01/2025