Ações de Educação & Sensibilização Ambiental
Os SMAS promovem projetos e ações lúdico pedagógicas de educação e sensibilização ambiental, alinhados com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas e com o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).
As ações de Educação & Sensibilização Ambiental, pretendem dar a conhecer as áreas de atuação dos serviços, bem como potenciar e criar valores assentes em comportamentos ambientalmente sustentáveis e são destinadas ao público em geral, abrangendo essencialmente, crianças, jovens e população sénior do Concelho de Sintra.
PROJETOS / AÇÕES
Os SMAS de Sintra, corresponsáveis na política ambiental do município de Sintra e alinhados com Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA 2020), promovem projetos e ações de educação e sensibilização ambiental, que contribuem para uma maior consciencialização dos cidadãos relativamente ao uso eficiente de recursos.
Os SMAS têm como objetivo estratégico assegurar o envolvimento na promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica.
Os projetos e ações lúdico-pedagógicas de Educação & Sensibilização ambiental desenvolvidas pelos SMAS de Sintra, são destinadas ao público em geral, abrangendo essencialmente, crianças, jovens e população sénior do Concelho de Sintra, dando assim a conhecer as suas áreas de atuação de forma criativa potenciando valores e atitudes centradas no respeito pela natureza, visando a necessidade de mudança de atitudes, comportamentos e a mobilização da participação ativa dos cidadãos por uma mitigação do impacto ambiental.
INSCRIÇÃO
Para se inscrever em Projetos/ações deverá:
- Consultar os projetos e ações disponíveis, onde se encontram as sinopses e as condições necessárias para a sua realização (público – alvo, duração da ação, espaço físico, número de participantes, mesas, computador, projetor, entre outros);
- Escolher até dois projetos/ações distintas para o ano civil ou ano escolar em curso, pois só é permitida a inscrição em duas atividades por entidade;
- Rentabilizar a deslocação dos dinamizadores, reorganizando os horários habituais, para que não existam pausas prolongadas entre as ações e de modo a abranger o maior número possível de participantes;
- Prever a antecedência mínima de 10 dias entre o envio da Inscrição e a data proposta para a realização da atividade;
- Preencher a Ficha de Inscrição (formulário online), disponível no site www.smas-sintra.pt (uma ficha para cada ação pretendida), devendo preencher a totalidade dos campos, nomeadamente o campo obrigatório referente ao Enquadramento/ objetivo / expetativas;
- Aguardar a confirmação da ação pelos SMAS (através de correio eletrónico ou telefone).
A entidade requisitante responsabiliza-se por:
- Garantir as condições necessárias á realização da atividade;
- Acompanhar os participantes no decorrer da atividade;
- Preencher a Ficha de avaliação online (no site), podendo ser entregue ao dinamizador do projeto/ação.
A qualidade da nossa água é uma ação que apresenta o ciclo urbano da água. Realça a importância da qualidade da água que consumimos, sensibiliza e alerta para a escassez da água potável no planeta, dando a conhecer a missão dos SMAS e o trabalho efetuado pelo laboratório para garantir uma água de qualidade.
Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 25/30 participantes.
“Aprender a separar” é uma ação que aborda a separação dos resíduos no meio ambiente e os problemas decorrentes da deposição ilegal afetando a qualidade de vida, salubridade e higiene pública no Concelho. Salienta o papel dos SMAS de Sintra como entidade gestora a nível municipal na recolha e transporte de resíduos urbanos.
Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: Mesas, cadeiras, computador e projetor
“Como funciona uma ETAR” é uma ação que dá a conhecer todas as fases de tratamento das águas residuais e os maiores problemas para o funcionamento destes equipamentos. Salienta a importância dos SMAS no tratamento das águas residuais e a sua devolução ao meio ambiente.
Destinatários: 3º ciclo e seguintes – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: ETAR de Colares (S1)
“Tornar a economia circular, vamos reutilizar” é uma ação com enfoque estrito na gestão de resíduos e reciclagem. Demonstra-se que através da reutilização de materiais em fim de vida útil, é possível reaproveitar, redesenhar novos produtos, contribuindo assim para a redução do consumo das matérias-primas e para um ambiente mais sustentável.
Destinatários: todas as idades – 20/30 participantes.
“Jogo do Ambiente” dá a conhecer as áreas de atuação dos SMAS, dando especial ênfase ao ciclo urbano da água e dos resíduos, impulsionando nos participantes valores e responsabilidades sociais e ambientais. Visa criar interação com os participantes, contribuindo para um maior conhecimento sobre o ambiente, ensinando boas práticas sobre o uso eficiente da água e a política dos 7 R’s da Sustentabilidade em Ação (repensar, reduzir, reutilizar, reaproveitar, reciclar, recusar e recuperar) que fazem parte do processo educativo que tem por objetivo a mudança de hábitos, repensando os valores e práticas, reduzindo o consumo e evitando o desperdício. Gera valores de autoconfiança, cooperação, disciplina e entusiasmo, além dos valores implícitos ao jogo.
Destinatários: 1.º e 2.º Ciclo – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: 25m2 de espaço livre,interior ou exterior, superfície plana
Os SMAS e o Ambiente é uma ação que salienta o papel dos SMAS de Sintra como entidade responsável a nível municipal pelo abastecimento, saneamento e recolha de resíduos.
Destinatários: 1.º Ciclo (3.º e 4.º ano) e 2.º Ciclo – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo
“A Compostagem da Avó Olinda” é uma ação que apresenta a “A Valorização dos Resíduos Orgânicos ao Alcance das famílias” vulgarmente designada por compostagem.
Destinatários: todas as idades – 20/30 participantes
“Preservação do Recurso Água” é uma ação que aborda o desenvolvimento de várias atividades, através de jogos, ciência experimental e partilha de conhecimentos para a preservação do recurso água.
Destinatários: 1.º e 2.º Ciclo – Máx 25/30 participantes
Condições do espaço: 25m2 de espaço livre,interior ou exterior, superfície plana
Eco – Concertos, é uma ação que dá a conhecer através de uma linguagem universal, que é a música, a importância da preservação ambiental, ciclo urbano da água e dos resíduos, boas praticas e economia circular.
Destinatários: Pré-escolar ao secundário – máx. 75
Condições do espaço: Sala com espaço amplo
O projeto “ Nunca é Tarde para Mudar”, é uma ação que compreende o desenvolvimento de um jogo, destinado à população sénior, em que, através da expressão oral, corporal e musical sensibilizam o público-alvo para uma aprendizagem educacional, posteriormente, evidenciada nos comportamentos ambientalmente corretos do quotidiano.
Destinatários: População Sénior
“O Ciclo Urbano da Água” é uma ação que aborda aspetos como a captação e adução da água no meio hídrico, a sua devolução da água ao meio hídrico. Apresenta o Tratamento da água (ETA) e águas residuais (ETAR) e a importância do Ciclo da água.
Destinatários: 3.º/4.º ano e 2.º Ciclo-máx. 60 participantes
Condições do espaço: Espaço fechado
O projeto “Pinturas sobre o ambiente” é uma ação que aborda através das pinturas faciais, as atividades dos SMAS.
Recomendado para Eventos
Destinatários: todas as idades – nº mínimo de part. 50 / máximo 400
Condições do espaço: Mesa e Cadeira
O projeto do Playnetário – Cinema Imersivo 360º, produz filmes com conteúdos pedagógicos, oferecendo uma viagem através do cinema imersivo, com 2 filmes “ O Super Salvador” e “Água o Recursos mais Valioso” projetados a 360º em planetários portáteis, ficando os participantes rodeados de imagens e sons, proporcionando uma sensação de envolvimento no ambiente e na ação.
Destinatários: Pré-escolar ao secundário – N.º minimo de 150 participantes (3 horas) e máximo de 300 (6 horas).
O Projeto Horta / Jardim em modo Biológico é um projeto de compostagem e de instalação de hortas / jardins pedagógicos em modo biológico, em áreas de uso comunitário.
Destinatários: Agrupamentos escolares (alunos do 1.º Ciclo, professores, auxiliares), Juntas de Freguesia ou Centros de Dia com projeto de compostagem comunitária. Máx 25 participantes.
Condições do espaço: Espaço exterior 25 m2
Atividade de expressão plástica com enfoque nas problemáticas ambientais em torno da água – o ciclo da água, o ciclo urbano da água, respeito/desrespeito pela água e os ecossistemas.
Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 25/30 participantes
Condições do espaço: Sala confortável e silênciosa
Atividade plástica, a ser realizada à distância.
Pretende-se criar um recurso útil e de qualidade, para os professores poderem partilhar com os seus alunos no contexto das propostas de trabalho que lançam às suas turmas (quer em sala de aula, quer no ensino a distância).
A atividade é realizada com recurso a um vídeo e um pequeno manual pedagógico com informação e uma descrição da atividade, a ser remetido após preenchimento da ficha de inscrição.
Destinatários: Pré-escolar e 1º ciclo – Máx 25/30 participantes
A atividade consiste numa componente teórica apoiada por vídeos didáticos e uma pequena sessão teatral com a “tartaruga Liza” que interage com as crianças.
Esta ação compreende o impacto das atividades humanas na natureza. Cuidar do planeta é uma missão de todos os cidadãos e compreender o que acontece com os resíduos que produzimos, é um passo fundamental para conscencialização ambiental de todos.
Destinatários: 1.º e 2.º Ciclos
– Mínimo aprox. 150 participantes em 3 horas.
– Mínimo aprox. 300 participantes em 6 horas.
(as sessões serão organizadas em grupos de 50 alunos)
Condições do espaço: Espaço com 30 m2 para estacionamento da “PA Van” e montagem das cadeiras/auditório.
Webinar sobre a preservação do recurso água e as suas ameaças.
Destinatários: 1.º Ciclo ao secundário.
Condições do espaço: Online
Webinar sobre separação dos resíduos e boas práticas no âmbito dos 8 ‘Rs
Destinatários: 1.º Ciclo ao secundário.
Condições do espaço: Online
Webinar sobre compostagem.
Destinatários: Adultos (utentes de hortas comunitárias/solidárias).
As crianças têm a oportunidade de estabelecer contacto direto com alguns exemplares da espécie, enquanto são explicadas as principais características destes animais e a sua função no ecossistema, bem como a história da Falcoaria ao longo dos tempos.
Destinatários: Pré-escolar ao secundário – Máx participantes limitado ao espaço disponível
O principal objetivo deste programa é explicar aos alunos de forma interativa e lúdica as diferenças e semelhanças entre os hábitos das aves de rapina diurnas e noturnas.
Destinatários: Pré-escolar e 1.º Ciclo – Máx 50 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
1.º Ciclo – 60 a 90 minutos
Neste programa, é incentivado o respeito pelo património natural de modo a contribuir para a conservação da Natureza
Destinatários: Pré-escolar ao secundário.
Condições do espaço: Espaço amplo
Demonstração de voo de aves de rapina
Destinatários: Público em geral.
Condições do espaço: Espaço exterior
Montagem de uma exposição com diversas aves de rapina e material, com uma temática ambiental e cultural.
Destinatários: Público em geral.
Condições do espaço: Espaço exterior
Atividade com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas, motoras e sensoriais e combater o isolamento social.
Destinatários: População Senior – Máx 25 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
Atividade com o objetivo de estimular as capacidades cognitivas, motoras e sensoriais e combater o isolamento social
Destinatários: Crianças e jovens com necessidades educativas especiais – Máx 25 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
Limpeza de rua
Destinatários: Público em geral (moradores das ruas onde decorre a ação).
Biólogo por um dia
Destinatários: 3º e 4º anos até ao secundário.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
Nesta atividade dá-se a conhecer a construção de cadeias e teias tróficas, que são conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes, ocupando a mesma posição no ecossistema.
Destinatários: 3.º e 4.º anos, até ao secundário – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
Demonstração de voo de aves de rapina
Destinatários: Público em geral.
Condições do espaço: Espaço exterior
Esta ação pretende dar a conhecer as ameaças às várias especies de Aves de Rapina
Destinatários: 3.º e 4.º anos, até ao secundário – Máx 25/30 participantes.
Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
Os participantes irão construir ninhos, após explicação das especifidades de algumas espécies das aves de rapina.
Destinatários: Pré-escolar ao secundário – Máx 25/30 participantes.
Demonstração de voo de aves de rapina
Destinatários: Público em geral.
Condições do espaço: Espaço exterior