Ações de Educação & Sensibilização Ambiental

Os SMAS promovem projetos / ações lúdico – pedagógicos de educação e sensibilização ambiental, alinhados com a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020, convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas e com o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).

As ações de educação & Sensibilização Ambiental, pretendem dar a conhecer as áreas de atuação dos serviços, bem como potenciar e criar valores assentes numa mentalidade ambientalmente sustentável e são destinadas ao público em geral, abrangendo essencialmente, crianças, jovens e população sénior do Concelho de Sintra.

PROJETOS / AÇÕES

Os SMAS de Sintra, corresponsáveis na política ambiental do município de Sintra e alinhados com Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA 2020), promovem projetos e ações de educação e sensibilização ambiental, que contribuem para uma maior consciencialização dos cidadãos relativamente ao uso eficiente de recursos.

Os SMAS têm como objetivo estratégico assegurar o envolvimento na promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica.

As ações/ projetos lúdico-pedagógicos de educação e sensibilização ambiental desenvolvidas pelos SMAS de Sintra, são destinadas ao público em geral, abrangendo essencialmente, crianças, jovens e população sénior do Concelho de Sintra. Dando assim a conhecer as suas áreas de atuação de forma criativa potenciando valores e atitudes centrados no respeito pela natureza, visando a necessidade de mudança de atitudes, comportamentos e a mobilização da participação ativa dos cidadãos por uma mitigação do impacto ambiental.

Projetos / Ações de Educação e Sensibilização Ambiental

A atuação dos SMAS de Sintra, na área customizada de educação e sensibilização ambiental para a cidadania ativa de conservação e proteção do ambiente, concerne a responsabilidade de conceção e gestão de programas, projetos ou ações com impute para o ciclo urbano da água, dos resíduos e para o uso eficiente dos recursos com enfoque para a sensibilização, consciencialização e valorização do ambiente, para a mudança de atitudes e para a adoção de melhores práticas ambientais, objetivo a que os SMAS de Sintra se propõem.

Inscrição
O requerente deverá proceder ao preenchimento da ficha de inscrição.
Os pedidos estão sujeitos à confirmação dos SMAS de Sintra. A resposta será dada através de correio eletrónico ou telefone.
Por motivos alheios à vontade dos SMAS de Sintra, poderá o projeto / ação ser anulado, adiado e remarcado.
O requerente pode consultar os projetos / ações de educação e sensibilização ambiental, onde se encontram descritas as sinopses e as condições necessárias para a sua realização, nomeadamente; público-alvo, duração da ação, número de participantes e espaço físico e outros meios necessários ao desenvolvimento das atividades.
Numa tentativa de rentabilizar a deslocação dos diversos dinamizadores à entidade requerente, deve esta promover a reorganização dos horários habituais, para que não existam pausas prolongadas entre as sessões, abrangendo-se, deste modo, o maior número de participantes.
A entidade requerente deverá assegurar as condições necessárias para a realização dos projetos / ações solicitadas, (espaço físico, mesas, cadeiras, retroprojetor, computador), em conformidade com as condicionantes referidas nas fichas de projeto / ação.

Obrigação
Todos os requerentes devem preencher a ficha de inscrição disponível no site www.smas-sintra.pt e enviá-la através do formulário online.
Só será permitida a inscrição em dois projetos / ações distintas para o ano civil e ou escolar em curso.
Cada ficha de inscrição permite apenas a solicitação de um projeto / ação.
As solicitações devem prever uma antecedência mínima de 10 dias uteis em relação à data pretendida para a sua realização.
O preenchimento do campo do Enquadramento / Objetivo / Expetativas é obrigatório.

A entidade responsabiliza-se pelo acompanhamento dos participantes no decorrer da atividade.
A monitorização é realizada sempre que ocorra cedência de materiais. As entidades devem permitir o acompanhamento de todo o processo de desenvolvimento da ação / projeto, sempre que solicitado pelos SMAS de Sintra, mediante marcação prévia e estando os técnicos devidamente identificados.
No final de cada atividade, agradecemos que o requerente / responsável do grupo preencha a ficha de avaliação entregue pelo formador / animador dos SMAS.

A qualidade da nossa água é uma ação que apresenta o ciclo urbano da água. Realça a importância da qualidade da água que consumimos, sensibiliza e alerta para a escassez da água potável no planeta, dando a conhecer a missão dos SMAS e o trabalho efetuado pelo laboratório para garantir uma água de qualidade.

Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 1 turma

Condições do espaço: Mesas, cadeiras, computador e projetor
 
Duração da atividade: 45 minutos

“Aprender a separar” é uma ação que aborda a separação dos resíduos no meio ambiente e os problemas decorrentes da deposição ilegal afetando a qualidade de vida, salubridade e higiene pública no Concelho. Salienta o papel dos SMAS de Sintra como entidade gestora a nível municipal na recolha e transporte de resíduos urbanos.

Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 1 turma

Condições do espaço: Mesas, cadeiras, computador e projetor

Duração da atividade: 60 minutos

“Como funciona uma ETAR” é uma ação que dá a conhecer todas as fases de tratamento das águas residuais e os maiores problemas para o funcionamento destes equipamentos. Salienta a importância dos SMAS no tratamento das águas residuais e a sua devolução ao meio ambiente.

Destinatários: 2.º e 3.º  Ciclo – Máx 1 turma

Condições do espaço: ETAR de Colares (S1)

Duração da atividade: 45 minutos

“Tornar a economia circular, vamos reutilizar” é uma ação com enfoque estrito na gestão de resíduos e reciclagem. Demonstra-se que através da reutilização de materiais em fim de vida útil, é possível reaproveitar, redesenhar novos produtos, contribuindo assim para a redução do consumo das matérias-primas e para um ambiente mais sustentável.

Destinatários: todas as idades – 20/30 participantes

Condições do espaço: Sala com mesas e cadeiras
 
Duração da atividade: 60 minutos

“Jogo do Ambiente” é uma ação que dá a conhecer as valências dos SMAS, dando especial ênfase ao abastecimento e saneamento, incutindo nos participantes valores e responsabilidade ambiental. Visa criar interação com os participantes, contribuindo para um maior conhecimento sobre o ambiente, ensinando boas práticas sobre o uso da água e a política dos 5 R. Gera valores de autoconfiança, cooperação, disciplina e entusiasmo, além dos valores implícitos ao jogo.

Destinatários: dos 6 aos 12 anos – Máx 1 turma

Condições do espaço: 25m2 de espaço livre,interior ou exterior, superfície plana

Duração da atividade: 45 minutos

Os SMAS e o Ambiente é uma ação que salienta o papel dos SMAS de Sintra como entidade responsável a nível municipal pelo abastecimento, saneamento e recolha de resíduos.

Destinatários: 1.º Ciclo – Máx 1 turma

Condições do espaço: Sala com espaço amplo

Duração da atividade: 45 minutos

“A Compostagem da Avó Olinda” é uma ação que apresenta a “A Valorização dos Resíduos Orgânicos ao Alcance das famílias” vulgarmente designada por compostagem.

Destinatários: todas as idades – 20/30 participantes

Condições do espaço: Público em geral
 
Duração da atividade: 45 + 45 minutos

“Preservação do Recurso Água” é uma ação que aborda o desenvolvimento de várias atividades, através de jogos, ciência experimental e partilha de conhecimentos para a preservação do recurso água.

Destinatários: dos 6 aos 12 anos – Máx 1 turma

Condições do espaço: 25m2 de espaço livre,interior ou exterior, superfície plana

Duração da atividade: 120 minutos

Eco – Concertos, é uma ação que dá a conhecer através de uma linguagem universal, que é a música, a importância da preservação ambiental, ciclo urbano da água e dos resíduos, boas praticas e economia circular.

Destinatários: Público em geral – máx. 75

Condições do espaço: Sala com espaço amplo

Duração da atividade: 50 minutos

O projeto “ Nunca é Tarde para Mudar”, é uma ação que compreende o desenvolvimento de um jogo, destinado à população sénior, em que, através da expressão oral, corporal e musical sensibilizam o público-alvo para uma aprendizagem educacional, posteriormente, evidenciada nos comportamentos ambientalmente corretos do quotidiano.

Destinatários: População Sénior

Condições do espaço: Sala com espaço amplo
 
Duração da atividade: 40 minutos

“O Ciclo Urbano da Água” é uma ação que aborda aspetos como a captação e adução da água no meio hídrico, a sua devolução da água ao meio hídrico. Apresenta o Tratamento da água (ETA) e águas residuais (ETAR) e a importância do Ciclo da água.

Destinatários: 3.º/4.º ano e 1.º Ciclo-máx. 60

Condições do espaço: Espaço fechado

Duração da atividade: 50 minutos

O projeto “Pinturas sobre o ambiente” é uma ação que aborda através das pinturas faciais, as atividades dos SMAS.

Destinatários: 50 Máx (nº mínimo de part. 50 / máximo 400)

Condições do espaço: Mesa e Cadeira

Duração da atividade: 3 horas manhã/tarde

O projeto do Playnetário – Cinema Imersivo 360º, produz filmes com conteúdos pedagógicos, oferecendo uma viagem através do cinema imersivo, com 2 filmes “ O Super Salvador” e “Água o Recursos mais Valioso” projetados a 360º em planetários portáteis, ficando os participantes rodeados de imagens e sons, proporcionando uma sensação de envolvimento no ambiente e na ação.

Destinatários: Público escolar – 25/30 alunos (estabelecimentos de ensino e eventos de grande dimensão)

Condições do espaço: Espaço amplo – 7 mts. diâmetro
 
Duração da atividade: 25 minutos

O “Projeto Horta / Jardim em modo Biológico é um projeto de compostagem e de instalação de hortas / jardins pedagógicos em modo biológico, em áreas de uso comunitário.

Destinatários: Agrupamentos escolares (alunos/professores/auxiliares), Juntas de Freguesia ou Centros de Dia com projeto de compostagem comunitária.

Condições do espaço: Espaço exterior 25 m2 

Duração da atividade: 120 minutos

O projeto Alguidar compreende o desenvolvimento da atividade “Cristalina”

Destinatários: 1º Ciclo – Máx. 25

Condições do espaço: Sala confortável e silênciosa

Duração da atividade: 60 minutos

Atividade plástica, a ser realizada à distância.
Pretende-se criar um recurso útil e de qualidade, para os professores poderem partilhar com os seus alunos no contexto das propostas de trabalho que lançam às suas turmas (quer em sala de aula, quer no ensino a distância).
A atividade é realizada com recurso a vídeo. O professor terá acesso a um pequeno manual pedagógico com informação e uma descrição da proposta de atividade.

Destinatários: Alunos do pré-escolar e 1º ciclo

Condições do espaço: Online
 
Duração da atividade: 60 minutos

O Projeto consiste numa componente teórica apoiada por vídeos didáticos e uma pequena sessão teatral com a “tartaruga Liza” que interage com as crianças.

Destinatários: 1.º e 2.º  Ciclos – Máx 2 turmas

Condições do espaço: Espaço com 30 m2 para estacionamento da “PA Van” e montagem das cadeiras/auditório.

Duração da atividade: 60 minutos

Esta ação compreende o impacto das atividades humanas na natureza. Cuidar do planeta é uma missão de todos os cidadãos e compreender o que acontece com os resíduos que produzimos, é um passo fundamental para conscencialização ambiental de todos.

Destinatários: 1.º e 2.º  Ciclos – Máx 2 turmas

Condições do espaço: Espaço com 30 m2 para estacionamento da “PA Van” e montagem das cadeiras/auditório.

Duração da atividade: 60 minutos

As crianças têm a oportunidade de estabelecer contacto direto com alguns exemplares da espécie, enquanto são explicadas as principais características destes animais e a sua função no ecossistema, bem como a história da Falcoaria ao longo dos tempos

Destinatários: Pré-escolar ao secundário.

Condições do espaço: Espaço exterior.
 
Duração da atividade: 45 minutos 

Nesta atividade dá-se a conhecer a construção de cadeias e teias tróficas, que são conjuntos de organismos que possuem hábitos alimentares semelhantes, ocupando a mesma posição no ecossistema. 

Destinatários: 3.º e 4.º anos, até ao secundário.

Condições do espaço: Sala com espaço amplo.

Duração da atividade: 60 minutos (uma turma de cada vez)

Esta ação pretende dar a conhecer as ameaças às várias especies de Aves de Rapina

Destinatários: 3.º e 4.º anos, até ao secundário.

Condições do espaço: Sala com espaço amplo.

Duração da atividade: 90 minutos

Os participantes irão construir ninhos, após explicação das especifidades de algumas espécies das aves de rapina.

Destinatários: 1.º Ciclo ao secundário.

Condições do espaço: Sala com espaço amplo.
 
Duração da atividade: 90 minutos 

Webinar sobre a preservação do recurso água e as suas ameaças.

Destinatários: 1.º Ciclo ao secundário.

Condições do espaço: Online

Duração da atividade: 60 minutos 

Webinar sobre separação dos resíduos e boas práticas no âmbito dos 8 ‘Rs

Destinatários: 1.º Ciclo ao secundário.

Condições do espaço: Online

Duração da atividade: 60 minutos