Os SMAS de Sintra, corresponsáveis na política ambiental do Município de Sintra e alinhados com Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA), promovem projetos e ações de educação e sensibilização ambiental, que contribuem para uma maior consciencialização dos cidadãos relativamente ao uso eficiente de recursos.
Os SMAS têm como objetivo estratégico assegurar o envolvimento na promoção da sustentabilidade ambiental, rumo a um ciclo produtivo e à prestação de um serviço público mais sustentável em toda a cadeia de valor, promovendo a reutilização dos recursos e dos materiais, contribuindo para a diminuição da pegada ecológica.
A Estratégia Municipal de Educação e Sensibilização Ambiental do Município de Sintra assente nos eixos temáticos de Economia Circular, Ciclo Urbano da Água, Ciclo Urbano dos Resíduos, Energia Renovável, Proteção Animal, Natureza, Mar e Serra, visa contribuir para uma mudança de comportamentos, sensibilizar e consciencializar os jovens e outros atores locais para as questões ambientais e valorização do território.
Os projetos e ações, são ainda, convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas e com o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).
O projeto “SINTRA + (VERDE E AZUL)”, cofinanciado pelo Fundo Ambiental no âmbito da “Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania 2023” apoia uma nova cultura ambiental no âmbito da Estratégia Nacional de Educação Ambiental.
As iniciativas desenvolvidas no âmbito deste projeto estão enquadradas com as atribuições dos SMAS de Sintra nos ciclos urbanos da água e dos resíduos, contribuem para promover a literacia ambiental, acelerar a transição para uma economia circular, descarbonizar a sociedade e valorizar o território.
Com foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030, o Projeto “SINTRA + (VERDE E AZUL)” está a moldar um futuro mais sustentável, através de iniciativas que desafiam a comunidade a adotar práticas mais sustentáveis no dia a dia, criando um impacto positivo a longo prazo.
Proteger o nosso planeta é valorizar o território que é de todos!