Recolha exclusiva de Biorresíduos

Empresas & Entidades

Como funciona?

Novo sistema de deposição

O Município de Sintra está, desde 2020, a sensibilizar a população para a necessidade de prevenção e redução de resíduos através do sistema gratuito de recolha seletiva de biorresíduos (resíduos alimentares e verdes). O projeto incentiva a população, bem como as empresas/entidades a efetuarem a separação dos resíduos orgânicos, permitindo, no caso das empresas/entidades aderentes, reduzir a quantidade de resíduos indiferenciados produzidos e sua posterior valorização.

Os SMAS, em setembro de 2023, iniciaram um novo Projeto de Recolha Exclusiva de Biorresíduos direcionado a empresas/entidades.

As empresas/entidades que reúnam condições para esta tipologia serão incluídas na recolha seletiva de biorresíduos e cedida contentorização própria para o efeito, sendo a periodicidade de recolha ajustada à produção dos biorresíduos.

Neste âmbito, estamos a contactar os potenciais produtores destes resíduos afim de verificar a sua disponibilidade para participar no projeto, pelo que solicitamos o preenchimento de um breve questionário: 

Separe e coloque os restos de comida num saco estanque

Os biorresíduos devem ser acondicionados de forma adequada. Após a deposição, deixe sempre o contentor fechado

Coloque o saco no contentor cedido para o efeito

A viatura recolhe e transporta os biorresíduos até à central de tratamento da Tratolixo

Quais os resíduos adequados?

DEPOSITAR

Restos de alimentos crus e cozinhados ou fora da validade:

Legumes e frutas, carne e peixe, restos de pão e bolos, cascas de ovos, borras de café, saquetas de chá e guardanapos de papel.

NÃO DEPOSITAR

Azeite, óleo alimentar usado, cápsulas de café, vidros, plásticos, metais, têxteis, lâmpadas, beatas, excrementos de animais, copos, talheres, loiças, medicamentos, pilhas, etc.

Subscreva a Folha Informativa

Os SMAS de Sintra disponibilizam aos seus Consumidores e Munícipes diversas publicações digitais, tais como folhas informativas, infomails, convites, cartas e folhetos. Ao subscrever estarei a dar o meu consentimento ao SMAS de Sintra para receber as publicações.