Com os nossos guardiões a ajudar, vamos repensar a sustentabilidade social e ambiental
A Vitta é uma grande guardiã da água. Está sempre atenta à preservação e poupança da água. Ela acompanha a água desde a sua captação em rios, barragens e nascentes até à distribuição em nossa casa. A Vitta garante que não existêm perdas nem água desperdiçada.
O Ecolok tem como prioridade a política dos 5 R’s. Ele ajuda-nos a REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR, RESPEITAR, RESPONSABILIZAR. O Ecolok tem sempre em mente os princípios da Economia Circular, criando um mundo mais sustentável.
O Emys tem como prioridade a limpeza da água depois de usada em nossas casas. Para o Emys, o cambate à poluição é uma prioridade, ele verifica toda a água depois de tratada nas ETAR’s, reutilizando-a em algumas atividades, ajudando assim na poupança deste recurso.
O Bino tem como prioridade o reaproveitamento dos biorresíduos produzidos em nossas casas. Podemos transformar os biorresíduos num composto orgânico, que pode ser usado nas nossas hortas e jardins. Assim evitamos que estes resíduos tenham como destino final o aterro.
A Olinda tem como prioridade a valorização dos óleos alimentares usados. A Olinda acompanha este resíduo desde a sua deposição à sua valorização. Este resíduo provoca graves problemas nas canalizações das habitações além de poluir o meio ambiente. Um litro de óleo deitado no esgoto chega a contaminar 1 milhão de litros de água além de provocar graves problemas nos sistemas de tratamento de águas resíduais.
A Sedosa simboliza a valorização e reciclagem de têxteis. Tal como a metamorfose da lagarta até à bela borboleta, os têxteis recolhidos e reciclados sofrem transformações surpreendentes. De peças desgastadas e aparentemente sem valor nascem fibras renovadas e novos produtos. Juntos, podemos seguir o exemplo desta mascote encantadora e fazer a diferença através das nossas ações diárias.
Os SMAS de Sintra estão comprometidos com a sustentabilidade e o ambiente, garantindo a preservação dos recursos para as gerações futuras.