Reservatório dos Capuchos

O Reservatório dos Capuchos abastece o Penedo e a EN 247 entre as localidades de Casas Novas e Azóia.

O Reservatório dos Capuchos, assim designado pela proximidade do Convento dos Capuchos e cuja construção remonta a 1888, tem uma célula de 1500m3, garantindo o abastecimento ao Reservatório do Penedo, que fornece a jusante, o Reservatório da Azóia.

A água que o abastece, tem origem no Reservatório de Ranholas, passando por um longo percurso através do Reservatório do Campo, da Estação Elevatória de Monserrate e das captações (minas) da Queimada Alta e da Encosta do Sol. Chegada ao reservatório dos Capuchos, esta água é sujeita a tratamento de qualidade com cloro.

 

Com o objetivo de garantir a qualidade da água, periodicamente são efetuados trabalhos de desinfeção, no período noturno, minimizando assim, o impacto provocado pela suspensão do abastecimento de água, que demora cerca de 3 horas.

A energia elétrica consumida neste reservatório é produzida através de painéis fotovoltaicos e assegurada por gerador, quando não existe radiação solar suficiente ou, em caso de falha, no funcionamento daqueles.