Mina da Volta do Duche

A Nascente da Volta do Duche de onde emergem águas subterrâneas, localiza-se na União das Freguesias de Sintra, junto ao Centro Histórico da Vila de Sintra.

A designação de Volta do Duche deve-se, a terem existido naquele local, banhos públicos, fundados em 1848, pelo Dr. Bernardino Egídio da Silveira e Castro, que se encontram encerrados desde 1908.*

Até meados da década de 70, a água captada na mina do Duche (caudal médio horário de 12 m3) era bombeada para o Reservatório do Campo, onde se juntava com a água proveniente das minas que drenam para o reservatório dos Capuchos e da EPAL, sendo distribuída para São Pedro, Vila Velha, Estefânia, Portela e lugares limítrofes.

A mina do Duche ficou inativa em 2013, na sequência da desativação do reservatório que lhe estava associado – Reservatório de Palmela – que abastecia as povoações da Ribeira de Sintra e a zona entre Galamares e a Eugaria.

* «…Era um estabelecimento muito modesto, pois tinha apenas duas piscinas com cerca de 5 metros x 4, e de 4 compartimentos com quatro banheiras, revestidos de tabiques de madeira. Os banhos foram ali instalados porque o local era o mais propício para tal.

…os banhos encerraram, definitivamente, em 1908. Lembro-me das suas modestas construções, mas em ruínas…»

*“OBRAS DE JOSÉ ALFREDO DA COSTA AZEVEDO
Vol. IV – APONTAMENTOS VÁRIOS”