PROJETO DE VALORIZAÇÃO E RECICLAGEM DE

TÊXTEIS e MÁSCARAS

Notícias

eco.nomia - 13 mar 2022

O Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras “Vamos fechas o ciclo” já arrancou no terreno, com a realização de oito sessões de divulgação em estabelecimentos de ensino, na área piloto que abrange a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Freguesia de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra. Desenvolvido em parceria pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Câmara Municipal de Sintra (CMS) e To Be Green (Universidade do Minho), este projeto constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis. Ao implementar este projeto, o Município de Sintra está “a fechar o ciclo”.

Revista Poder Local - DN/JN - 25 mar 2022

Município de Sintra avançou no terreno com o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras. Desenvolvido em parceria pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Câmara Municipal de Sintra (CMS) e To Be Green (Universidade do Minho), este projeto constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis. Ao implementar este projeto, o Município de Sintra está “a fechar o ciclo”.

Jornal de Sintra - 25 fev 2022

O Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras já arrancou no terreno, com a realização de oito sessões de divulgação em estabelecimentos de ensino, na área piloto que abrange a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Freguesia de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra. Desenvolvido em parceria pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Câmara Municipal de Sintra (CMS) e To Be Green (Universidade do Minho), este projeto constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis. Ao implementar este projeto, o Município de Sintra está “a fechar o ciclo”.

Portal Água&Ambiente - 23 fev 2022

Já arrancou em Sintra o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras, que visa dar uma nova vida aos resíduos têxteis, com a realização de oito sessões de divulgação em estabelecimentos de ensino, na área piloto que abrange a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Freguesia de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra. Esta é uma iniciativa desenvolvida em parceria pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), Câmara Municipal de Sintra (CMS) e To Be Green (Universidade do Minho).

Correio da Manhã - 22 fev 2022

Já arrancou o Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras, resultado de uma parceria entre os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, a câmara e a Universidade do Minho. A iniciativa visa dar nova vida aos resíduos têxteis e vai envolver 15 200 alunos de 16 escolas e os utentes de duas Instituições Particulares de Solidariedade Social do concelho.

Green Savers - 21 fev 2022

Nos últimos dois anos, as máscaras descartáveis começaram a fazer parte do nosso dia a dia. Apesar de serem grandes aliadas da saúde pública, tornaram-se um grande inimigo do ambiente e do planeta.

O Município de Sintra decidiu combater esta problemática e criou um projeto conjunto, que reúne os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), a Câmara Municipal de Sintra (CMS) e a To Be Green (Universidade do Minho), e que tem como objetivo valorizar e reciclar as máscaras de proteção cirúrgicas ou de tecido. O polipropileno extraído das máscaras será utilizado como matéria-prima para produzir novos produtos. Desta forma, será possível combater a poluição, incentivar a correta deposição destes resíduos e promover uma economia circular na região.

Diário de Notícias - 15 jan 2022

O município de Sintra deu início ao Projeto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis, após a extrema poluição resultante da pandemia. O projeto, em parceria dos SMAS de Sintra e da To-Be-Green da UMinho, pretende responder ao problema do descarte de máscaras, valorizando e transformando estes materiais em novos produtos.

Horizonte FM - 12 jan 2022

Em Sintra, as máscaras cirúrgicas e de tecido usadas para proteger do contágio por Covid-19 vão começar a ser recicladas, estando o município a preparar a criação de contentores próprios e de um circuito único de recolha e tratamento destes produtos descartáveis.

Regiaonline - 12 jan 2022

O Município de Sintra deu início ao projeto de reciclagem e valorização de máscaras e têxteis, com o objetivo combater o desperdício, o descarte e consequente poluição que estes bens produzem dando lugar à valorização e transformação destes materiais, dando-lhes uma nova vida.
O projeto dos SMAS de Sintra, em parceria com com a Câmara Municipal de Sintra e a To-Be-Green da Universidade do Minho, visa responder ao problema do descarte/poluição de máscaras resultante da pandemia, fomentando o seu encaminhamento para valorização e transformação em novos produtos.

Visão - 10 jan 2022

A criação de contentores próprios e de um circuito único de recolha e tratamento destes produtos descartáveis darão uma nova vida às máscaras. O projeto arranca na segunda quinzena de janeiro.
O projeto dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) de Sintra, em parceria com a autarquia e a To-Be-Green da Universidade do Minho, com início marcado para a segunda quinzena de janeiro, prevê o desenvolvimento de um processo totalmente independente e autónomo de reciclagem das máscaras cirúrgicas e de tecido. E, num concelho com 400 mil habitantes, em 320 quilómetros quadrados, adivinha-se o evitar de um enorme desperdício. Mas, “só o projeto-piloto dará a noção de quantas máscaras são desperdiçadas”, diz Pedro Flores.

Sintra Noticias - 10 jan 2022

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) ofereceram nesta quadra natalícia, a colaboradores municipais, a várias entidades do concelho e a munícipes que acederam ao atendimento presencial, um conjunto de enfeites produzidos a partir de máscaras cirúrgicas recicladas.
Desenvolvido em parceria pelos SMAS de Sintra, Câmara Municipal de Sintra (CMS) e a TO-BE-GREEN (Universidade do Minho), a recolha de máscaras e têxteis vai ser concretizada nas várias instalações dos SMAS de Sintra e da CMS, bem como das entidades que integram a área do projeto piloto, nomeadamente as juntas de freguesia, estabelecimentos de ensino (2.º e 3.º Ciclo e Secundário) e algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS), através da disponibilização de contentorização específica.

Jornal de Notícias - 10 jan 2022

A Câmara de Sintra vai instalar contentores nas suas instalações, em escolas, juntas de freguesia e instituições particulares de solidariedade social para as pessoas colocarem máscaras de proteção individual após utilização. Estas serão depois recicladas e transformadas “em mesas e bancos de jardins, placas de sinalização, pilares, sacos, vasos, caixotes, entre outros materiais, como objetos de divulgação e promoção de Sintra, moldes para desenho e símbolos em plástico”, avança a Autarquia.
No âmbito deste projeto será ainda recolhida roupa em segunda mão nos mesmos locais onde estarão os contentores para a reciclagem de máscaras. Se os artigos têxteis estiverem em boas condições de reutilização, ficarão disponíveis numa loja social virtual, para serem doados a instituições, senão serão também reciclados. A recolha das máscaras e dovestuário será efetuada pelos SMAS de Sintra e juntas de freguesia. O projeto envolve 15 200 alunos de 16 escolas e duas instituições particulares de solidariedade social.

Diário de Notícias - 10 jan 2022

Sintra vai começar a reciclar as máscaras cirúrgicas e comunitárias, um projeto que resulta de uma parceria entre o município sintrense, os respetivos serviços municipalizados de água e saneamento (SMAS) e a start-up To Be Green, nascida na Universidade do Minho, e vocacionada para a sustentabilidade têxtil e a economia circular.

Numa primeira fase envolve as uniões de freguesias de Sintra e de Agualva-Mira Sintra, além das freguesias de Rio de Mouro e de Algueirão-Mem Martins, com a recolha das máscaras a ser feita em escolas, edifícios das juntas, instalações dos SMAS e da autarquia, bem como de algumas IPSS. “Além de ser um projeto de sensibilização ambiental este é, além de tudo, um projeto de participação cívica”, comentou o presidente da Câmara Basílio Horta.

Descla - 8 jan 2022

O Município de Sintra deu início ao projecto de reciclagem e valorização de máscaras e têxteis, com o objectivo de combater o desperdício, o descarte e consequentemente a poluição que estes bens produzem dando lugar à valorização e transformação destes materiais.

O Projecto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis servirá, ainda, para a definição da actuação municipal a desenvolver no âmbito da implementação/execução da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Seletiva de Têxteis, tendo em conta a obrigatoriedade de recolha seletiva de têxteis até 2025, no sentido da redução da deposição em aterro ou encaminhamento para incineração e aumento dos níveis de reciclagem, sensibilizando, também, para o consumo consciente de vestuário e a aposta na Economia Circular.

Timeout - 7 jan 2022

O Município de Sintra está a combater o desperdício e a poluição associada ao descarte de máscaras e têxteis através de um projecto de sensibilização ambiental e participação cívica. O objectivo é, por um lado, evitar e reduzir a deposição em aterro ou encaminhamento para incineração e, por outro, promover o consumo consciente de vestuário e uma economia circular.
A iniciativa é dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), em parceria com a Câmara Municipal de Sintra e a To-Be-Green da Universidade do Minho, e contribuirá também “para a definição da actuação municipal a desenvolver no âmbito da implementação e execução da Estratégia de Intervenção na Gestão e Recolha Selectiva de Têxteis”.

Green Savers- 6 jan 2022

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a iniciar um Projeto de Reciclagem e Valorização de Máscaras e Têxteis, em parceria com a Câmara Municipal de Sintra (CMS) e a To-Be-Green da Universidade do Minho.
A iniciativa tem como objetivo combater o desperdício têxtil, o descarte e consequente poluição de máscaras resultante da pandemia da COVID-19, bem como a valorização e transformação dos mesmos, dando-lhes uma nova vida.

Subscreva a Folha Informativa

Os SMAS de Sintra disponibilizam aos seus Consumidores e Munícipes diversas publicações digitais, tais como newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos. Ao subscrever estarei a dar o meu consentimento ao SMAS de Sintra para receber as publicações.