PROJETO DE VALORIZAÇÃO E RECICLAGEM DE

TÊXTEIS e MÁSCARAS

As máscaras de proteção começam a acumular-se nos aterros e muitas já foram parar aos mares e oceanos. E se pudermos evitar isto?

Sabia que a reciclagem de máscaras é possível?

Sim, é verdade. E sem qualquer risco de contágio.

O programa de reciclagem de máscaras de proteção permite minimizar o impacte ambiental do seu uso e descarte. 

Mas como funciona este programa?

Nas entidades  que integram o projeto piloto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras, existem contentores específicos para a colocação das máscaras de proteção (tanto máscaras cirúrgicas como sociais).

Quando estes contentores ficam cheios, as máscaras são recolhidas pela nossa equipa e encaminhadas para as nossas instalações, onde ficam 14 dias de quarentena por questões de segurança.

Após este período, são entregues na empresa de processamento e reciclagem e aguardam mais 14 dias para garantir a não contaminação.

Plástico disfarçado

As máscaras, tal como as luvas e toalhetes são feitos de diversas fibras plásticas, principalmente polipropileno (o mais leve de todos os termoplásticos), que permanecem no ambiente durante décadas, em alguns casos séculos, fragmentando-se em microplásticos e nanoplásticos cada vez mais pequenos, podendo uma só máscara, libertar até 173.000 microfibras, por dia, nos oceanos.

Neste Natal, “Fechámos o Ciclo” e contribuímos para a valorização de máscaras.

A recolha de máscaras vai ser concretizada nas várias instalações da CMS e SMAS, bem como nas instalações das entidades previstas no projeto piloto, nomeadamente, Junta de Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Junta de Freguesia de Rio de Mouro, União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra e União de Freguesias de Sintra, estabelecimentos de ensino (2º, 3.º Ciclo e Secundário) e algumas Instituições Particulares de Solidariedade Social, através da disponibilização de contentorização específica.

O projeto visa responder ao problema do descarte de máscaras, resultante da pandemia de COVID 19, fomentando a Economia Circular, em que estes resíduos são transformados em novos produtos.

Neste sentido, para um primeiro contacto com este projeto, os SMAS de Sintra ofereceram um conjunto de enfeites de Natal produzidos a partir de máscaras cirúrgicas recicladas.

Como funciona o processo de reciclagem das máscaras?

  • Quando os contentores ficam cheios, os sacos são fechados e selados com um autocolante que indica local e data para que, de seguida, cumpra um rigoroso período de quarentena.

  • As máscaras cirúrgicas são separadas das sociais e das KN95, também conhecidas como bico de pato, que vão para um segundo lote.

  • Após o período de quarentena, são retirados das máscaras os elásticos e os arames metálicos.

  • O material não-tecido segue depois para uma linha industrial onde é destruído mecanicamente e através de um processo químico extrai-se o polipropileno (plástico).

  • Este polímero (polipropileno) tem propriedades que permitem que seja reutilizado vezes e vezes sem conta.

150 milhões de máscaras descartáveis podem ir parar ao lixo ou ao mar, todos os meses!

De acordo com as mais recentes estimativas, são usadas e deitadas fora em Portugal, todos os meses, 150 milhões de máscaras descartáveis.

Se apenas 1% destas 150 milhões de máscaras forem descartadas incorretamente para o chão, além do risco para a saúde pública, cerca de seis toneladas de plástico acabarão no solo, cursos de água e no mar.

Subscreva a Folha Informativa

Os SMAS de Sintra disponibilizam aos seus Consumidores e Munícipes diversas publicações digitais, tais como newsletters, infomails, convites, cartas e folhetos. Ao subscrever estarei a dar o meu consentimento ao SMAS de Sintra para receber as publicações.