No Dia Internacional da Reciclagem, que se assinala esta terça-feira (17 de maio), os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) promoveram, no Mercado da Estefânia, em Sintra, uma ação de sensibilização para a separação seletiva de resíduos urbanos, que teve como destinatários os comerciantes e os clientes do equipamento municipal. A iniciativa contou com a presença do diretor delegado dos SMAS de Sintra, Carlos Vieira, e do presidente da União das Freguesias de Sintra, Paulo Parracho.

“Separe os seus resíduos. Faça disso o seu compromisso” foi o repto lançado pelos SMAS de Sintra, através da distribuição de um folheto que explica o que deve e não deve ser depositado nos equipamentos de recolha seletiva (papel/cartão, vidro e plástico/metal), com o conselho ainda para o adequado acondicionamento dos resíduos urbanos, para potenciar a capacidade de deposição nos contentores.

A iniciativa serviu ainda para o arranque simbólico do alargamento da recolha seletiva de resíduos alimentares à zona da Vila de Sintra, incluindo a Estefânia, Portela, São Pedro e Vila Velha, entre outras localidades da União das Freguesias de Sintra.

Instituído pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), o Dia Internacional da Reciclagem pretende sensibilizar a população mundial para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis, como a separação seletiva dos resíduos urbanos, no sentido de incrementar a reciclagem e transformar os resíduos em recursos.

Atualizado a 17/05/2022