Já se encontram operacionais os novos contentores enterrados da Avenida João de Belas (União das Freguesias de Queluz e Belas), artéria situada junto ao Parque Florestal da Serra da Carregueira. Após a realização de obras de requalificação por parte do Município de Sintra, a Avenida João de Belas apresenta oito novos equipamentos de recolha de resíduos, divididos por dois pontos de deposição.

Para além da renovação do sistema de recolha de resíduos, com substituição de equipamentos de superfície por enterrados, a intervenção municipal na Avenida João de Belas, que decorreu numa área aproximada de 8.200 metros quadrados, contemplou a criação de um percurso pedonal e ciclável e a repavimentação do piso rodoviário. Esta intervenção insere-se no Programa Municipal de Recuperação de Vias Rodoviárias da União das Freguesias de Queluz e Belas.

A Avenida João de Belas é um dos pontos de acesso ao novo Parque Florestal da Serra da Carregueira, cuja primeira fase foi inaugurada, no passado dia 29 de junho, no âmbito das comemorações do Dia do Município. A intervenção visou interligar o novo parque florestal ao Eixo Verde e Azul, uma intervenção paisagística que permitirá à população a fruição da natureza e do património ao longo do Rio Jamor, interligando os concelhos de Sintra, Amadora e Oeiras.

Também já disponível à fruição da população, após a realização de um primeiro investimento na ordem de 1 milhão e 600 mil euros, está o Parque Florestal da Serra da Carregueira, projetado pelo arquiteto paisagista Sidónio Pardal. Esta zona de lazer, cuja primeira fase integra 20 hectares, começou a ganhar forma com a construção dos limites, através de muros e muretes e dos acessos principais, junto à localidade de Belas.

A intervenção compreendeu a construção de um novo parque de estacionamento, junto à entrada sul, que complementa os lugares já existentes na Avenida João de Belas. Os trabalhos realizados abrangeram a realização de limpezas no enquadramento da Ribeira de Belas, afluente do Rio Jamor, e a requalificação das margens do curso de água no sentido de aumentar a fruição do espaço por parte da população. Para o efeito, foi executada uma ponte em madeira, para atravessamento da linha de água, melhorando assim a circulação no interior do espaço florestal.

Atualizado a 11/07/2022