Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) realizaram, recentemente, inspeções vídeo de coletores e ensaios de fumo para avaliação da bacia de drenagem da linha de água que passa na Rua dos Lírios, em Mem Martins. O objetivo foi identificar situações de obstrução de coletores e, por outro lado, ligações indevidas de águas pluviais aos coletores de águas residuais domésticas, que se traduzem, em ambos os casos, em sobrecarga para o sistema de saneamento, podendo resultar em inundações em situações de maior pluviosidade.

Esta intervenção técnica decorreu nas ruas dos Lírios e da Malva Rosa, arruamentos que sofreram os efeitos da precipitação intensa que ocorreu no passado dia 20 de fevereiro. A inspeção vídeo permitiu, aliás, avaliar o estado da rede de drenagem associada ao parque de estacionamento existente na Rua da Malva Rosa, que tem continuidade através do atravessamento de diversos terrenos particulares. Na Rua da Malva Rosa, um dos problemas detetados compreendeu a invasão dos coletores por raízes de árvores.

A inspeção vídeo é realizada através de um robô, que permite o registo das anomalias existentes na rede de saneamento.

Cumprindo todas as normas de segurança deste tipo de procedimentos, os ensaios consistem na introdução de fumo nas tubagens, sendo esse fumo inócuo, não apresentando riscos para a saúde, nem para o ambiente. Para que seja gerado este fumo, através do respetivo aquecimento, é utilizada uma composição de clicol e água que forma um líquido incolor, sem odor. O fumo não entra nas habitações, exceto em casos em que existam problemas nas redes prediais (fugas, ligações cruzadas ou redes pouco utilizadas ou mal dimensionadas).

Os SMAS de Sintra já realizaram avaliações de outras bacias de drenagem de águas residuais, através de ensaios de fumo, como foi o caso da área de influência da Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) do Magoito, que abrangeu as redes de Aldeia Galega, Pernigem, Arneiro dos Marinheiros, Bolembre, Tojeira e Gouveia. Na ocasião, foram identificados algerozes ligados à rede predial doméstica e sumidouros ligados à rede de drenagem doméstica.

Após a deteção de ligações indevidas na rede de saneamento, os SMAS de Sintra notificam os proprietários para a respetiva correção.

Atualizado a 09/06/2021