O Município de Sintra arrancou com a renovação de contentorização na Tapada das Mercês (freguesia de Algueirão-Mem Martins), numa intervenção que contempla a instalação de 231 novos equipamentos enterrados, divididos por 53 pontos de deposição. Os primeiros contentores foram instalados, pelos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra), na confluência da Avenida Miguel Torga com a Rua Natália Correia, nas imediações da estação ferroviária.

“A instalação de novos contentores insere-se na opção estratégica de substituir a contentorização de superfície por subterrânea nas áreas com maior produção de resíduos urbanos, no sentido de aumentar a capacidade instalada de deposição, uma otimização dos meios de recolha e uma redução da ocupação do espaço público, nomeadamente ao nível do estacionamento”, salienta o presidente da Câmara Municipal e do Conselho de Administração dos SMAS de Sintra, Basílio Horta. “A nova contentorização apresenta ainda um menor impacto ambiental, com a diminuição de odores e da deposição anárquica de resíduos junto dos equipamentos”, reforça o autarca.

Na Tapada das Mercês, os SMAS de Sintra vão aumentar a capacidade instalada de recolha de indiferenciados em 201.400 L e de seletivos em 378.000 L (com reforço de 39 equipamentos).

Para concretizar a renovação de contentorização nesta urbanização da freguesia de Algueirão-Mem Martins, o Município de Sintra promoveu a abertura de concurso público para a aquisição de mais 416 contentores enterrados, num investimento estimado em cerca de 900 mil euros, com 231 equipamentos destinados à Tapada das Mercês e 185 para zonas com obras de requalificação no terreno.

Nas intervenções a cargo dos serviços do município, a estratégia passa por fazer coincidir as intervenções no espaço público com a renovação de contentorização. Em agenda, entre outras obras, estão as empreitadas de requalificação da Avenida D. Nuno Álvares Pereira (Agualva), da centralidade de Paiões (Rio de Mouro) e da área envolvente ao antigo Mercado de Fanares (Algueirão-Mem Martins).

A renovação de contentorização, a concretizar de forma gradual no concelho de Sintra, representa um investimento global dos SMAS de Sintra no montante de quatro milhões de euros.

Atualizado a 29/05/2021