Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) estão a promover a renovação da contentorização em Monte Abraão, em simultâneo com as obras de requalificação de arruamentos a cargo da Câmara Municipal de Sintra (CMS).

A intervenção em curso abrange uma área aproximada de 20.000 m2, envolvendo a Avenida da Liberdade, Av. Afonso Costa, Rua Jaime Cortesão, Av. do Miradouro, Rua Alda Nogueira, Rua Jacinto Garcia e Av. Agostinho Neto, contemplando a realização de trabalhos de reperfilamento e repavimentação, reordenamento e criação de zonas de estacionamento, execução de percursos pedonais para pessoas com mobilidade condicionada, implementação de zonas de atravessamento de peões, colocação de sinalização vertical e horizontal e intervenções na rede de drenagem de águas pluviais.

 

 

Em simultâneo, está a ser renovado o sistema de recolha de resíduos urbanos, com a instalação de contentorização enterrada, num total de 13 pontos de deposição, correspondente a 51 equipamentos (15 indiferenciados e 36 seletivos para plástico/metal, papel/cartão e vidro).

“À semelhança do que sucede com as empreitadas na Av. D. Nuno Álvares Pereira (Agualva), Paiões (Rio de Mouro) e da área envolvente do antigo Mercado de Fanares (Mem Martins), os SMAS de Sintra e a CMS estão a articular as suas intervenções no terreno, de forma a minimizar os incómodos para a população, no sentido de melhorar a qualidade do espaço público e, em particular, do sistema de recolha de resíduos urbanos”, destaca Carlos Vieira, diretor delegado dos SMAS de Sintra. “Os novos equipamentos aumentam a capacidade de deposição, por se tratarem de contentores que variam entre 5 m³ (indiferenciados, plástico/metal e papel/cartão) e 3 m³ (vidro), o que se traduz numa melhoria em termos ambientais, incluindo a diminuição de odores, assim como uma redução do impacto urbanístico e de ocupação do espaço público”, sublinha este responsável. “Estes equipamentos apresentam ainda uma maior durabilidade e um menor investimento de manutenção”, conclui Carlos Vieira.

Além de Monte Abraão, a renovação de contentorização está em curso em Mem Martins, com instalação de 234 contentores; na Tapada das Mercês, que vai receber 231 equipamentos; e no Algueirão, onde, no âmbito de empreitada de requalificação da rede de abastecimento de água, estão previstos 170 novos contentores. Na Serra das Minas, freguesia de Rio de Mouro, os SMAS de Sintra já procederam à instalação de 195 equipamentos. Também as localidades adjacentes da área litoral, à semelhança do que sucedeu nas praias Grande, Adraga, Maçãs e Magoito, vão ser contempladas com 174 novos contentores. A melhoria do sistema de contentorização, a concretizar de forma gradual no concelho de Sintra, representa um investimento global dos SMAS de Sintra no montante de quatro milhões de euros.

Os SMAS de Sintra são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, contando com mais de 191 mil clientes. Estes serviços municipalizados estão a investir, entre 2022 e 2026, mais de 71 milhões de euros na gestão e inovação dos sistemas de água e resíduos.

Atualizado a 27/04/2022