Estrutura  Orgânica

Os SMAS de Sintra são um serviço público de interesse local com autonomia administrativa, financeira e técnica, no município de Sintra.

Criados em maio de 1946, os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra (SMAS de Sintra) são a maior entidade gestora dos sistemas públicos municipais de distribuição de água em Portugal, servindo uma população residente de 385.954 habitantes (CENSOS 2021), distribuídos por uma área de 320 Km². Garantem a gestão dos sistemas públicos municipais de distribuição de água, de drenagem, tratamento e destino final de águas residuais urbanas e o sistema público de recolha e transporte de resíduos urbanos a destino final adequado.

Os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra garantem a gestão eficaz do ciclo urbano da água e dos resíduos, criando valor económico e social, focada nos utilizadores, desenvolvendo boas práticas ambientais de gestão e de motivação interna, numa lógica consentânea com a sustentabilidade financeira. Contribuem para o desenvolvimento sustentável do Município de Sintra, assente em elevados padrões de proteção e valorização dos sistemas ambientais e humanos consolidando uma imagem de confiança, transparência e competência.

 

Foi publicado na II Série do Diário da República, o Despacho nº 166/2021, de 6 de janeiro, que define a alteração da estrutura orgânica nuclear dos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Sintra, a fim de ajustar e adequar a estrutura às exigências decorrentes das responsabilidades atribuídas, nas áreas do abastecimento de água, drenagem de águas residuais urbanas e de recolha e transporte de resíduos urbanos garantindo uma gestão autárquica eficaz.

Foi criada a unidade orgânica flexível de apoio ao Conselho de Administração, Divisão Oficina Ambiental, cabendo a esta alinhar os projetos a implementar com a missão dos SMAS Sintra, concretamente a Estratégia Nacional de Educação Ambiental 2020 (ENEA 2020), que assenta nos seguintes eixos temáticos: Economia Circular; Ciclo Urbano da Água: Ciclo Urbano dos Resíduos; Energia Renovável; Proteção Animal; Natureza; Mar e Serra.

O projeto do Museu da Água e Resíduos foi concebido, produzido e implementado pela Divisão Oficina Ambiental, com um forte contributo dos vários Departamentos e Divisões dos SMAS Sintra.

De referir que o desenvolvimento das atividades da Divisão Oficina Ambiental, são também convergentes com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 2030 das Nações Unidas e com o Plano de Ação para a Economia Circular (PAEC).

Subscreva a Folha Informativa

Os SMAS de Sintra disponibilizam aos seus Consumidores e Munícipes diversas publicações digitais, tais como folha informativa, infomails, convites, cartas e folhetos. Ao subscrever estarei a dar o meu consentimento aos SMAS de Sintra para receber as publicações.