balcaodigital_entrar-10.png
linhas_smas_home-10.png
Que fazer contra o excesso de calcário na água?

A água calcária, também chamada de água dura devido ao seu conteúdo elevado de cálcio e magnésio, não é nociva para a saúde; pelo contrário. No entanto, os consumidores não gostam deste tipo de água devido aos depósitos de calcário que aparecem nos chuveiros, nas torneiras, nos eletrodomésticos, etc...

Os depósitos de calcário nos pequenos eletrodomésticos são fáceis de eliminar com uma solução de vinagre branco.

Para as máquinas de lavar roupa, existem no mercado pastilhas anti calcário que se adicionam ao detergente. A utilização destes produtos, de acordo com as quantidades recomendadas pelo fabricante (em função da dureza da água), protege as resistências elétricas contra as incrustações calcárias e permite diminuir as doses dos detergentes, os quais, também já por si, contêm aditivos anti calcários.

O calcário causa sobretudo danos nos sistemas de aquecimento de água. Para os proteger pode-se colocar um amaciador nos casos em que a água de distribuição ultrapassa 30 graus franceses ou 17 graus alemães. Este tratamento, a ser efetuado deve ser limitado ao circuito de águas quentes.

Não é necessário nem adequado, tratar a água das torneiras que se destina a fins alimentares porquanto ela possui a qualidade adequada para o efeito. Os equipamentos utilizados para reter o cálcio e o magnésio (resinas) substituem estes dois elementos por sódio que provém do sal que temos de colocar nos equipamentos para estes fins. Um excesso de sódio é prejudicial para a tensão arterial, coração e artérias. De acordo com a legislação em vigor, um litro de água potável não pode conter mais do que 200 mg de sódio.

Além disto, se a manutenção do equipamento não for feita corretamente e se não houver cuidados de higiene na sua manipulação, podem-se desenvolver no sistema várias espécies de bactérias nocivas à saúde.

Alguns conselhos:
- Para conhecer o grau de dureza da sua água, solicitar informação à entidade distribuidora;
- Colocar os sistemas amaciadores apenas nos circuitos de água quente;
- A instalação e manutenção do equipamento amaciador devem ser feitas por um profissional.
Notícias | Mapa do Site | Sugestão / Reclamação / Elogio | Gestão de Conflitos | Contactos | Legislação Ambiental | Links Úteis | Galeria de Imagem | FAQ
 
         
 
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x758
SMAS de Sintra - Todos os direitos reservados
 
selos-09.png