balcaodigital_entrar-10.png
linhas_smas_home-10.png
Existem pesticidas na água da rede de distribuição?

A presença de resíduos de pesticidas (por vezes também chamados produtos fitossanitários) numa água, quer de origem superficial, quer subterrânea, causa problemas às entidades distribuidoras de água. Através de uma grande vigilância e de numerosos controlos efetuados com equipamentos analíticos de laboratório de alta tecnologia, pode detetar rapidamente vestígios de poluição. Com medidas de prevenção e processos de tratamento adequados, é possível obter-se água potável que satisfaça as exigências mais severas.

Os pesticidas são utilizados na agricultura, nos jardins, ao longo das estradas e vias de caminho-de-ferro, seja qual for o fim a que se destinam é preciso reduzir a quantidade de pesticidas utilizados.

Paralelamente, podem ser estabelecidos protocolos com as entidades agrícolas, a fim de estimular o uso mais moderado e mais apropriado de pesticidas. O objetivo é levar o sector agrícola a aplicar um "código de boas práticas agrícolas".

Devem ser criadas zonas de protecção das captações onde o uso de pesticidas seja limitado ou mesmo interdito.

Para obter uma água que satisfaça permanentemente as exigências de qualidade, as entidades distribuidoras aplicam as seguintes medidas:
- As captações poluídas devem ser desativadas definitiva ou temporariamente, até à implementação de tratamentos complementares.
- Quando as concentrações de pesticidas se aproximam demasiado dos limites estabelecidos na legislação ou os ultrapassam temporariamente, a água deve ser, sempre que possível, misturada com água de melhor qualidade, de modo a cumprir os valores definidos na legislação para os parâmetros em causa.
- A técnica de tratamento mais utilizada, recorre a filtros de carvão ativado, em certos casos precedidos por uma ozonização.
Notícias | Mapa do Site | Sugestão / Reclamação / Elogio | Gestão de Conflitos | Contactos | Legislação Ambiental | Links Úteis | Galeria de Imagem | FAQ
 
         
 
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x758
SMAS de Sintra - Todos os direitos reservados
 
selos-09.png