balcaodigital_entrar-10.png
linhas_smas_home-10.png
Há nitratos na água? São nocivos para grávidas e bebés?

Há geralmente nitratos em águas de superfície em algumas águas subterrâneas.

A sua quantidade tem aumentado progressivamente nos últimos vinte anos, devido ao emprego excessivo de adubos na agricultura e descargas de águas residuais domésticas e industriais.

Os adubos e as águas residuais contêm compostos azotados que se transformam em nitratos.

Os nitratos não são por si só nocivos nem tóxicos. No entanto, as bactérias que se encontram no nosso estômago e intestinos, transformam os nitratos em nitritos e estes são prejudiciais para a saúde, pois reduzem a capacidade do sangue transportar o oxigénio necessário ao organismo, causando nos recém-nascidos a denominada doença azul.

Os recém-nascidos poderão apresentar problemas intestinais correndo grandes riscos. Com efeito, uma elevada dose de nitratos pode ser transformada em nitritos no seu sistema digestivo. O médico aconselhará neste caso a utilização de uma água com concentrações baixas de nitratos para a preparação dos "biberões".

A nocividade depende da dose diária que é absorvida através dos alimentos e da água. No que respeita a água potável a OMS - Organização Mundial de Saúde - confirmou que uma concentração até 50 mg de nitratos por litro de água não apresenta qualquer perigo para a população em geral, incluindo grávidas e bebés.

As entidades distribuidoras de água devem respeitar rigorosamente o limite de 50 mg de nitrato por litro de água.

Compete às entidades gestoras, nomeadamente dos sistemas com ETA, assegurar à saída das estações de tratamento de água a condição (nitratos)/50+(nitratos)/3<<1, em que  os parênteses retos representam as concentrações em mg/l para os nitratos (NO3) e para os nitritos (NO2), bem como do valor limite de 0,10 para os nitritos.
Notícias | Mapa do Site | Sugestão / Reclamação / Elogio | Gestão de Conflitos | Contactos | Legislação Ambiental | Links Úteis | Galeria de Imagem | FAQ
 
         
 
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x758
SMAS de Sintra - Todos os direitos reservados
 
selos-09.png