balcaodigital_entrar-10.png
linhas_smas_home-10.png

Esquema do abastecimento de água

Conjunto de estruturas e equipamentos que asseguram a conetividade hidráulica e que vinculam o meio hídrico a um conjunto de utilizadores, com o objetivo de prestação de serviços de abastecimento de água potável e/ou bruta.

Águas para consumo humano

Águas dos meios hídricos, superficiais e subterrâneos, que se destinam à produção de água potável, mediante tratamento prévio. Águas para consumo humano, de acordo com o Decreto-Lei nº 306/2007 de 27 de Agosto.


captacao.jpg barra.jpg aducao.jpg barra.jpg tratamento.jpg barra.jpg  armazenamento.jpg barra.jpg  distribuicao.jpg

Captação de Água

Utilização de volumes de água, superficiais ou subterrâneas, subtraídos ao meio hídrico. A água é recolhida em captações superficiais (rios, albufeiras e lagos) e em captações subterrâneas (furos, poços ou nascentes). No caso de Sintra, a água consumida é proveniente da Barragem de Castelo de Bode, Captação Valada - Tejo e Captação do Rio Alviela.

Adução

Infraestrutura de transporte de água (ex: conduta, estação de bombagem, reservatório) desde a sua origem até à distribuição. No caso de Sintra, a principal infraestrutura deste tipo é a conduta adutora DN 1200 / 1000 mm entre os reservatórios do Alto de Carenque e das Mercês.

Tratamento  

Melhoria das características qualitativas da água, dos pontos de vista físico, químico, bacteriológico e organoléptico, de modo a poder ser utilizada para consumo humano. O tratamento é efetuado na Estação de Tratamento de Água (ETA), onde passa por diversos processos de depuração.

Armazenamento

Reserva de água destinada ao consumo humano e à distribuição pública. O armazenamento da água tem diversos propósitos, designadamente fazer face às variações diárias e sazonais de consumo, e constituir reserva para situações de avaria e emergência (ex.: incêndio). 

Distribuição

A distribuição é realizada através de um conjunto de condutas, órgãos de segurança, órgãos de manobra (válvula, ventosa, etc.), ramais domiciliários e contadores.

Notícias | Mapa do Site | Sugestão / Reclamação / Elogio | Gestão de Conflitos | Contactos | Legislação Ambiental | Links Úteis | Galeria de Imagem | FAQ
 
         
 
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x758
SMAS de Sintra - Todos os direitos reservados
 
selos-09.png