balcaodigital_entrar-10.png
linhas_smas_home-10.png
Laboratório Smas

Em 27 agosto de 2007, foi publicado o novo Decreto-Lei nº 306/2007 de Águas de Consumo Humano, cumprido na íntegra pelos SMAS-SINTRA.

Em setembro de 2008 foi obtida a acreditação do laboratório pelo IPAC e pela norma EN ISO/IEC 17025:2005 (Anexo Técnico L0440).

Em janeiro de 2010, obteve-se a Acreditação da Colheita de Amostras para análise de parâmetros microbiológicos e físico-químicos para águas de consumo e naturais. Neste momento, o Laboratório dos SMAS-SINTRA já se encontra acreditado para 60 métodos analíticos.

No Laboratório dos SMAS-SINTRA são efetuadas análises microbiológicas e físico-químicas a águas de abastecimento, águas residuais, águas balneares, piscinas, captações, ribeiras furos e poços de munícipes. Também são efetuadas análises microbiológicas às lamas provenientes das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR).

No controlo de águas de consumo humano inclui-se as análises efetuadas na torneira do consumidor (no âmbito do Plano de Controlo de Qualidade da Água - PCQA), e análises de controlo operacional em pontos específicos da rede de abastecimento. As colheitas são efetuadas de segunda a sexta em vários pontos distribuídos por todo o concelho.

São ainda efetuadas análises a águas residuais para controlo das Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e das descargas industriais em coletor.

O Laboratório presta serviços a clientes externos (munícipes) de acordo com o preçário que pode ser consultado (aqui).


As análises periódicas da água para consumo humano são divulgadas trimestralmente através de editais afixados na Câmara Municipal de Sintra e Juntas de Freguesia e na página dos SMAS de Sintra.


 
Notícias | Mapa do Site | Sugestão / Reclamação / Elogio | Gestão de Conflitos | Contactos | Legislação Ambiental | Links Úteis | Galeria de Imagem | FAQ
 
         
 
Site optimizado para browser I.E. com resolução 1024x758
SMAS de Sintra - Todos os direitos reservados
 
selos-09.png