HEADER FEV e MAR 2022-03
DESTAQUE SMAS

Sintra produz mais de 190 mil toneladas de resíduos

Recolha_sintra_a
A produção de resíduos no concelho de Sintra, em 2021, totalizou 190.549 toneladas. Os números contemplam as diferentes tipologias de resíduos, indiferenciados e recolha seletiva (papel e cartão, plástico e metal e vidro), assim como os resíduos volumosos (‘monos’) e os resultantes de manutenção de jardins (‘verdes’) e de limpeza urbana.
INVESTIMENTOS SMAS

Construção da 3ª célula do Reservatório do Casal do Cotão

Cotão_b
Está em construção a 3.ª célula do Reservatório do Casal do Cotão, que visa assegurar o abastecimento ao loteamento que engloba o Campus e a Faculdade de Medicina da Universidade Católica Portuguesa (UCP), na freguesia de Rio de Mouro, beneficiando ainda áreas envolventes já no território da União das Freguesias de Cacém e São Marcos.

SMAS de Sintra investem em Palmeiros e Alto das Falimas

Palmeiros_c
Arrancaram as obras que vão concluir o subsistema de Palmeiros e Alto das Falimas, na U.F. de Almargem do Bispo, Pêro Pinheiro e Montelavar. Representam um investimento de 1 milhão e 100 mil euros dos SMAS de Sintra para dotar aquelas localidades de rede de drenagem de águas residuais domésticas, incluindo a construção de estação e conduta elevatória, para além de concluir a remodelação da rede de distribuição de água.

Requalificação do Reservatório de Eugaria

Eugaria_c
O Reservatório da Eugaria, na freguesia de Colares, encontra-se a ser intervencionado com a realização de trabalhos de construção civil, substituição dos circuitos hidráulicos e do sistema elevatório. A intervenção, no montante de 290 mil euros, inclui ainda a reformulação do sistema de telegestão e a requalificação dos espaços exteriores, beneficiando uma população de 430 habitantes.

SMAS de Sintra reparam coletor doméstico em Fitares

Fitares_b
Os SMAS de Sintra procederam, através de meios internos dos serviços, a várias intervenções na área da drenagem de águas residuais. Uma das intervenções decorreu em Fitares, na Rinchoa, com a reparação prioritária de um coletor doméstico que havia colapsado, para evitar a existência de escorrências superficiais de efluentes para a via pública.
INOVAÇÃO E SUSTENTABILIDADE SMAS

Projeto de valorização e reciclagem de têxteis e máscaras

img_site_mascaras_texteis-01
O Projeto de Valorização e Reciclagem de Têxteis e Máscaras já arrancou no terreno, com a realização de oito sessões de divulgação em estabelecimentos de ensino, na área piloto que abrange a União das Freguesias de Agualva e Mira Sintra, Freguesia de Algueirão-Mem Martins, Freguesia de Rio de Mouro e União das Freguesias de Sintra. Desenvolvido em parceria pelos SMAS de Sintra, Câmara Municipal de Sintra (CMS) e To Be Green (Universidade do Minho), este projeto constitui uma solução inovadora de Economia Circular para dar uma nova vida aos resíduos têxteis.

SMAS de Sintra apoiam o desporto em Sintra

IMG_4334
No dia 6 de fevereiro teve lugar a 31ª edição da Corrida Fim da Europa, prova realizada entre a Vila de Sintra e o Cabo da Roca, com os cerca de 2.600 participantes a serem sensibilizados pelos SMAS de Sintra para a adoção de comportamentos ambientalmente responsáveis para a preservação da água e o correto tratamento de resíduos.

SMAS de Sintra reforçam apelo contra deposição ilegal de resíduos na via pública

Recolha de monos
Os SMAS de Sintra reiteram o apelo para que os munícipes de Sintra agendem a recolha de resíduos volumosos, vulgarmente denominados por ‘monos’, diretamente com a freguesia ou união das freguesias da respetiva localidade ou através da Linha de Resíduos Urbanos: 800 210 020 (chamada gratuita).

Município de Sintra promove remoção de resíduos em Agualva e Mira Sintra

Recolha de monos
O Município de Sintra procedeu à remoção de resíduos em terrenos devolutos situados na envolvente do Bairro da Fundação D. Pedro IV e ainda na Rua do Grajal, na U.F. de Agualva e Mira Sintra, em áreas que têm sido alvo de vários despejos ilegais. A intervenção municipal permitiu remover seis toneladas e meia de diferentes tipos de resíduos.
ATIVIDADES ESPAÇO SMAS - RIBEIRA DE SINTRA

Oficina de reciclagem na Ribeira de Sintra

Projeto Oficina Reciclagem (003)-03
No fim de semana de 12 e 13 de março, realiza-se no Espaço SMAS – Ribeira de Sintra, a Oficina de Reciclagem com os Valdevinos. Construir uma marioneta utilizando lixo é uma atividade lúdica e pedagógica ideal para despertar o interesse sobre a importância da preservação do planeta.

12 | 13 de março
Horário: 10h00 – 12h00 / 14h00-18h00
Espaço SMAS – Ribeira de Sintra
Rua Carlos de Oliveira Carvalho, n.º 9

SMAS de Sintra promovem concurso escolar no âmbito do Dia Mundial da Água

CONCURSO MAQUETES-06
Os SMAS de Sintra estão a promover um concurso de criação de maquetes ilustrativas do ciclo da água, no âmbito do Dia Mundial da Água (22 de março), destinado a alunos do 3.º Ciclo, Ensino Secundário e Profissional. Os trabalhos apresentados estarão expostos no Espaço SMAS da Ribeira de Sintra, com a votação a decorrer entre 4 e 22 de abril, sendo eleitas as três melhores criações através do voto dos visitantes.

Os SMAS foram notícia...

Os SMAS de Sintra foram notícia em diversas publicações generalistas e do setor ambiental. Apresentamos apenas alguns exemplos para ilustrar o destaque que a nossa atuação mereceu na comunicação social.
fev_2022-15
fev_2022-04
fev_2022-02
fev_2022-09
fev_2022-08
fev_2022-13
fev_2022-03
fev_2022-10
fev_2022-07
fev_2022-16
fev_2022-01
fev_2022-12
fev_2022-06
fev_2022-17
fev_2022-14
fev_2022-11
fev_2022-05
prints_fev_2022-18
H2OFF - Banner

Subscreva a Folha Informativa

Os SMAS de Sintra disponibilizam aos seus Clientes e Munícipes diversas publicações digitais, tais como avisos / alertas, folhas informativas, infomails, convites, cartas e folhetos, enviados por email ou notificação digital. Ao subscrever está a dar o seu consentimento aos SMAS de Sintra para o envio destas publicações, confirmando conhecer a Proteção de Dados SMAS.
facebook twitter youtube